CIEP do Jardim Europa recebe Defesa Civil na Escola

O CIEP (Centro Integrado de Educação Pública) ???Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti???, do Jardim Europa, recebeu nesta quarta-feira (18), as atividades do programa ???Defesa Civil na Escola???. Participaram do ???Dia da Educação Itinerante???, o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), DAE (Departamento de Água e Esgoto), Guarda Municipal e Secretaria de Meio Ambiente. O programa é promovido pela Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste, por meio de uma parceria entre a Defesa Civil e a Secretaria de Educação, com o objetivo de criar uma cultura de prevenção e autodefesa, incorporando conceitos de redução de risco de desastre e/ou acidentes à educação escolar, além de preservação do meio ambiente, conforme preconiza a Lei Federal n. 12.608 de 10 de abril de 2012. O ???Defesa Civil na Escola??? contemplará mais três escolas durante o ano letivo.
Este foi o segundo encontro no CIEP do Jardim Europa, de um total de cinco. Os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental participaram de diversas oficinas temáticas. O DAE orientou sobre consumo consciente e uso racional da água com foco na preservação dos mananciais. O CCZ explanou sobre doenças transmitidas por leptospirose e acidentes com animais peçonhentos. Já a Secretaria de Meio Ambiente explicou a importância da preservação do meio ambiente com o plantio de dez mudas de árvores na escola. A Defesa Civil apresentou equipamentos utilizados em ocorrências de enchentes, incêndios, vendavais, além do sistema de emergência da viatura. E houve apresentação do Canil da Guarda Municipal, com o objetivo de aproximar a comunidade escolar da segurança pública, trazendo o olhar do policiamento comunitário.
No primeiro encontro, no último dia 11, o tema da atividade foi ???Defesa Civil Game??? e ???Defesa Civil Aventura???, no qual os alunos participaram de um jogo de perguntas e respostas em formato de competição, após explanação da equipe do programa sobre enchentes, tempestade com raio, deslizamento, incêndio, enxurradas e o que fazer nestas situações de risco.
No dia 25 deste mês, os alunos do Ciep ???Profª Therezinha de C. Pacheco Sbravatti??? recebem ???Atividade Lúdica e Simulação de Desastre???, no dia 1º de junho haverá ???Simulação de Evacuação do Prédio???, com a participação do Corpo de Bombeiros e Secretaria de Saúde. E, no dia 30 de junho, o ???Defesa Civil na Escola??? promoverá uma passeata educativa sobre o combate ao Aedes aegypti pelas ruas próximas à escola.
A EMEFEI (Escola Municipal do Ensino Fundamental e Educação Infantil) ???Anália de Lucca Furlan???, do Cruzeiro do Sul recebe o programa no mês de junho. No segundo semestre letivo, a ADI (Área de Desenvolvimento Infantil) ???Carmelina Pellegrino Cervone???, do Jardim Santa Fé e a EMEFEI ???Vereador José Luiz Gomes da Silva ??? Zelo???, do Conjunto dos Trabalhadores serão contempladas com as atividades do ???Defesa Civil na Escola???.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE