‘Cidade Responsável’ faz pesquisa com jovens

O Projeto Cidade Responsável Americana definiu nesta quinta-feira, 15/12, o plano de trabalho para 2017, de conscientização sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por jovens menores de 18 anos na cidade, em parceria com a Prefeitura Municipal de Americana, com a presença de representantes de diversas áreas educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, juventude, ambiental, GAMA, ACIA e COMAD.

O plano de trabalho é baseado em pesquisa com 970 alunos dos ensinos Médio e Fundamental de Americana, de escolas públicas, privadas e técnicas, na faixa dos 12 aos 17 anos, dos sexos masculino e feminino. A partir do levantamento, foi possível concluir o consumo de bebidas alcoólicas por jovens americanenses menores de 18 anos.
Na pesquisa orientada pelo Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool) com instrumento de aplicação realizada pela empresa Lean Survey, a idade média de adolescentes que já experimentou bebida alcoólica em Americana se assemelha a idade média nacional: 13 anos. Da base de 970 jovens entrevistados, 69% dos jovens americanenses admitiu ter consumido alguma bebida alcoólica nos últimos 30 dias, sendo o percentual nacional é de 79%. A pesquisa também aponta que a classe social não afeta o consumo recorrente de bebida alcoólica por parte dos menores de 18 anos.
Projeto – Lançado em abril, o Projeto Cidade Responsável Americana é uma iniciativa da CervBrasil a partir do desejo de incentivar os municípios a terem um conjunto de práticas preventivas para inibir o consumo de álcool por menores de 18 ano, onde deverá trabalhar com estudantes de todas as classes sociais, de escolas públicas e particulares.
Para alcançar o público-alvo, jovens menores de 18 anos e, para atingir o objetivo de inibir o consumo de álcool por menores de idade, o Projeto Cidade Responsável foi previamente estruturado em duas frentes de ação: conscientização e fiscalização. A partir do projeto-piloto e do escopo geral do projeto, as ações foram divididas em seis pilares de atuação: Educação; Saúde; Compra e Consumo; Comunidade, Parcerias e Comunicação.
O projeto Cidade Responsável é parte integrante do Programa Interamericano de Prevenção da Violência e da Criminalidade da OEA (Organização dos Estados Americanos).
CervBrasil – Criada em de maio de 2012, a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) reúne as quatro maiores fabricantes da bebida do país, que respondem por cerca de 96% do mercado. Desde sua fundação, a entidade trabalha em prol do interesse comum das empresas em fortalecer o setor e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico nacional. A entidade tem como missão incentivar o desenvolvimento sustentável do setor cervejeiro brasileiro. Entre seus pilares de atuação estão a contribuição socioeconômica e o consumo responsável.
O Projeto Cidade Responsável Americana deseja engajar todos os setores de toda sociedade civil. Este é um problema que todos devemos combater. ?? preciso que sejamos todos responsáveis. Esta é uma causa na qual toda sociedade deve se engajar”, afirma Paulo Petroni, diretor executivo da CervBrasil.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE