Chopp comCiência: Ciência da Ayahuasca

Retomando a programação do Chopp comCiência na terça, 01 de agosto, o convidado, Dr. Luís Fernando Tófoli, trará dados sobre sua pesquisa em políticas de drogas, ayahuasca e o uso psicoterapêutico de psicodélicos, oferecendo uma introdução aos estudos da ayahuasca, incluindo o básico de sua farmacologia, seus usos e efeitos, a neurociência da ayahuasca e seu potencial terapêutico, apresentando os estudos  realizados pela iniciativa que coordena na Universidade de Campinas, o ICARO, sigla em inglês para ‘Cooperação Interdisciplinar para Pesquisa e Extensão sobre a Ayahuasca’, incluindo campos diversos como Agronomia, Botânica, Farmacotécnica, Toxicologia, Química, Psicometria, Neurociências e aplicações clínicas, entre outras, além da abertura para parcerias futuras em um campo onde há muitas perguntas científicas ainda em aberto.
O Brasil possui relevância internacional e pioneirismo nos estudos sobre a Ayahuasca, bebida sacramental psicoativa de origem amazônica de uso ritual e religioso permitido no país e cuja preparação é feita com duas espécies vegetais, o cipó Banisteriopsis caapi e o arbusto Psychotria viridis.
“A ayahuasca e seus usos compõem uma tecnologia ritual com potenciais benefícios pouco compreendidos. Ainda há muito espaço para a academia e a sociedade aprenderem quando se fala dessa bebida psicoativa. Discutir a ciência da ayahuasca é, ao mesmo tempo, romper preconceitos e abrir chances para se alargar as fronteiras do conhecimento”.ressalta o palestrante, Luís Fernando Tófoli. Tófoli é Doutor em psiquiatria pela USP, Professor-doutor do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP, coordenador do Laboratório de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (LEIPSI) e do ICARO (Interdisciplinary Cooperation for Ayahuasca Research and Outreach). Realizado desde 2016, o Chopp comCiência já promoveu 42 encontros com um público aproximado de 3 mil pessoas e é uma iniciativa da NuminaLabs, empresa de marketing digital, geração de conteúdo científico e educacional. Em formato de sarau científico, o evento procura responder a algumas inquietações da sociedade ao debater temas das diversas áreas do conhecimento, sempre baseados em evidências, promovendo a interação entre pesquisadores e o público, que  participa com perguntas e a liberdade de contribuir com informações de suas próprias experiências profissionais e pessoais. O “Chopp com Ciência” é gratuito e aberto ao público em geral. Informações adicionais na página do evento:  Programação: – 01/08 “Chopp comCiência- A Ciência da Ayahuasca com Luís Fernando Tófoli Horário: 20h Local: Alzirão Empório e Bar – Rua Francisco de Barros Filho, 432 – Barão Geraldo

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE