Chef Decor 2018: o projeto agora é na cozinha

O Chef Decor Campinas revelou, em sua primeira edição de 2017, talentos gastronômicos entre os profissionais de arquitetura e design de interiores. Entre os cinco concorrentes na disputa, o vencedor foi o designer de interiores Michel Lebedka, premiado com troféu, curso de gastronomia e outros produtos. O evento voltou este ano com formato ainda mais desafiador: foram selecionados seis profissionais e os jantares individuais foram transformados em batalhas entre dois chefs por noite.

Os participantes, que vão colocar seus dotes culinários à prova, enxergam no Chef Decor uma oportunidade de oferecer uma nova experiência aos convidados e, também, um desafio pessoal. Após as três batalhas, os finalistas serão escolhidos na grande final e vão cozinhar seus pratos ao vivo para os jurados, em um coquetel com aproximadamente 200 convidados.
Como em um projeto de arquitetura, na gastronomia eles também vão pesquisar, garimpar e escolher elementos para compor um espaço. Precisam pensar na proporção, na estética, no impacto de suas escolhas e na funcionalidade da criação. Todos os sentidos devem ser levados em conta, desde o visual até o momento da primeira garfada.
A pesquisa dos conceitos e ingredientes que os chefs vão adotar em seus jantares tem início agora, com base nas regras apresentadas na noite de lançamento de terça-feira (17/10), na Saccaro, em Campinas. Considerando suas raízes, preferências e histórias pessoais, os integrantes vão submeter suas propostas de menus à prévia aprovação do chef Emerson Donadon, coach e jurado técnico do evento.
“Iremos acompanhar desde a escolha do prato, ingredientes, até a receita. Tudo para auxiliar os profissionais na execução de um jantar para 20 pessoas, o que para um cozinheiro amador é um grande desafio.”, explica o publicitário Lenine Faria, organizador do Chef Decor. Todos os pratos dos seis menus serão harmonizados com vinhos selecionados por sommeliers da Decanter, de Campinas, que fornecerá os rótulos para o evento.

Participantes
Os candidatos foram indicados por seus próprios pares de profissão, em uma pesquisa que envolveu cerca de 100 arquitetos, designers de interiores e empresários do setor, realizada pela Prosa Brand Content. Como regra, eles não possuem qualquer experiência profissional na área de gastronomia, assim como seus sous-chefs.

Os candidatos indicados são: os arquitetos André Zazeri, Aldomar Caprini, Fernanda Antunes, Mariana Oliva, Nelson Bergamo e Sivia Cabrino. 

No evento de lançamento, ótimas dicas e experiências foram compartilhadas pelos chefs que participaram no ano passado. Mas a maior preocupação é com o tempo, pois diferente de cozinhar entre a família e amigos, desta vez os pratos serão feitos diante de um corpo de jurados, composto por renomados nomes da gastronomia, jornalistas e outros profissionais de arquitetura e design de interiores.

Calendário e regras – Chef Decor Campinas 2018
O evento, lançado no último dia 17 e que terá os primeiros jantares no próximo dia 29, vai julgar, durante as três noites de batalhas, os três melhores cozinheiros do setor. Cada batalha terá dois jantares, compostos de menu com prato principal e sobremesa, para 20 pessoas, numa das lojas do setor, que serão as anfitriãs do Chef Decor. A grande final terá disputa ao vivo para um público de 200 pessoas.

Agenda:
17/10 – Lançamento
29/10 – Primeira Batalha (2 jantares) – Trevisan Premium Store 
Chefs: Silvia Cabrino e Nelson Bergamo
05/11 – Segunda Batalha (2 jantares) – Portobello) 
Chefs: André Zazeri e Aldomar Caprini
12/11 – Terceira Batalha (2 jantares) – Romanzza 
Chefs: Mariana Oliva e Fernanda Antunes
28/11 – Grande final

Horário das batalhas (29/10, 05/11 e 12/11): o jantar 1 terá o prato principal servido às 19h30 e a sobremesa às 20h. O jantar 2 terá o prato principal servido às 21h40 e a sobremesa às 22h10.

Jurados:
Farão parte do júri fixo o designer de interiores, Luís Roberto de Castro Rios, a organizadora de confrarias gastronômicas, Rosa Jannini, e o chef Emerson Donadon, diretor da Amaô Gastronomia. Um jornalista convidado e um ex-Chef Decor farão parte de um júri rotativo.

Os chefs 2017 e agora jurados são: a arquiteta Letícia Telles, o arquiteto Fernando Consoni, o arquiteto Marcos Xavier, a arquiteta Roseana Monteiro e o designer de interiores Michel Lebedka.

Critérios de avaliação e premiações:
Serão julgados os seguintes itens:
??? Tempo ??? Técnica ??? Visual/Empratamento ??? Sabor ??? Harmonia entre os pratos (menu)

1o colocado: 
Troféus para vencedores e loja, Curso de Gastronomia Compacto Premium no IFBG (Instituto Franco-Brasileiro de Gastronomia), produtos da marca francesa Staub e presentes da Camicado.

2o colocado:
Placas de homenagem, Curso de Gastronomia Compacto Menu no IFBG, produtos da marca francesa Staub e presentes da Camicado.

3o ao 5o colocados:
Curso de Gastronomia Compacto no IFBG e presentes da Camicado.

Reiterando que os jantares das provas serão exclusivos para convidados, mas a cobertura é facultada aos jornalistas e influenciadores mediante agendamento necessário em função de limitações espaciais. A organização do Chef Decor divulgará imagens e informações após cada uma das etapas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE