Centro de Especialidades realiza 80 mil consultas e exames em 2019

O Centro Médico de Especialidades de Santa Bárbara d’Oeste realizou aproximadamente 80 mil procedimentos, entre consultas e exames em 2019. Por meio de atendimentos com médicos especialistas e profissionais de enfermagem, nutrição e fonoaudiologia, foram 71.191 consultas realizadas. O setor também foi responsável pela realização de 8.518 exames, solicitados para auxílio diagnóstico.

Para atendimento no local, os pacientes são acolhidos primeiramente nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), porta de entrada dos serviços do SUS (Sistema ??nico de Saúde), e, se necessário, encaminhados ao Centro de Especialidades para passarem por consultas com especialistas, como oftalmologistas, ortopedistas, cardiologistas, dermatologistas, entre outros, e também por exames feitos no local ou ainda em referências SUS da Prefeitura fora do Município. Na unidade, uma Central de Regulação Municipal presta classificação e encaminhamento dos pacientes.
 
Faltas prejudicam atendimento
 
A conduta inapropriada de um usuário pode interferir diretamente no acesso à Saúde Pública do outro. As faltas prejudicam a todos, principalmente àqueles que aguardam por algum agendamento, além de gerar atrasos nas questões de saúde de quem faltou e de quem também precisa.

No Centro Médico de Especialidades, em 2019, das 83.278 consultas agendadas com especialistas, 12.087 pacientes (14,5%) não compareceram e não justificaram a ausência. Já para exames, o setor registrou ainda 15,3% de ausências, sendo que dos 10.060 procedimentos agendados, 1.542 pacientes não compareceram e também não avisaram.

As faltas sem justificativas ou aviso prévio prejudicam outros pacientes que aguardam por agendamento e poderiam ser atendidos, caso as ausências fossem comunicadas com antecedência. Nos últimos anos a Prefeitura tem se empenhado em diminuir o número de faltas, por meio de ações de conscientização junto aos pacientes.

S.Bárbara Saúde

Em 2019, O Centro de Especialidades contou com um cronograma de ações realizadas sempre no último sábado do mês, com atividades educativas e de sensibilização para diversas especialidades. Nestes dias também foram promovidos alguns eventos, como o Dia D do “Julho Verde”, voltado à prevenção e diagnóstico do câncer de cabeça e pescoço, e o Dia D do “Outubro Rosa”, sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo de útero.

O Centro de Especialidades está localizado na Rua Graça Martins, 45, no Centro. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h30.
 
 

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE