Centro Cultural Banco do Brasil homenageia Michel Ocelot

 Entre 12 e 16 de outubro, o Centro Cultural Banco do Brasil de São Paulo apresenta a mostra O Cinema de Michel Ocelot, que além de exibir os principais filmes do animador francês, revisita seus primeiros curtas-metragens. Todos os filmes terão sessões dubladas para o público infantil e menores de 10 anos não pagam entrada. 
Ocelot, que hoje vive em Paris, passou sua infância na Guiné, na África, antes de se mudar para Angers, na França, na sua adolescência, e finalmente se fixar em Paris. A infância vivida na África o marcou profundamente e isso se reflete em vários de seus filmes, que tem temáticas africanas, seja da África negra ou da África árabe. 
Michel Ocelot ficou mundialmente conhecido em 1998, com seu filme “Kiriku e a Feticeira”, estrondoso sucesso de bilheteria, que o o fez lançar duas sequencias: “Kiriku e os Animais Selvagens”, codirigido por Bénédicte Galup e, por fim, “Kiriku – Os Homens e as Mulheres”. 

Em 2002, lança “Príncipes e princesas”, conto de fadas em um teatro de sombras, que utilizou animação de recortes. Seus próximos filmes foram selecionados para os maiores festivais do mundo, “Azur & Asmar”, seu quarto longa-metragem, foi selecionado para o Festival de Cannes e na mostra O Cinema de Michel Ocelot será exibido em 35mm dublado e legendado. Em 2011, Michel Ocelot lança em 3D “Contos da Noite”, único longa-metragem francês a ser selecionado para concorrer ao Urso de Ouro na 61ª edição do Festival de Berlim. 
A obra de Michel Ocelot, ainda em andamento, impressiona pela beleza estética e as cores impressionantes. Mostrar seu trabalho e apresentá-lo ao público paulista é dar oportunidade a crianças e adultos de conhecerem e se maravilharem com um dos maiores animadores em exercício da atualidade.
A programação conta ainda com cinco curtas-metragens do início da carreira do diretor, incluindo “Os três inventores”, ganhador do BAFTA Film Award em 1981 e “A legenda do pobre corcunda”, ganhador do prêmio César, de melhor curta-metragem em animação, em 1983. Atualmente, Ocelot esta trabalhando em um novo longa-metragem, baseado na Belle ??poque, de Paris.
No Dia das Crianças, 12 de outubro, será realizada gratuitamente a “Oficina de Stop Motion – Massinha Anima Mundi”, onde pequenos grupos criarão roteiros e personagens com massa de modelar, animarão uma cena em stop motion e o resultado ficará pronto na hora. A oficina é voltada para crianças a partir de 8 anos e cada grupo cria a sua animação em cerca de 40 minutos. O trabalho é realizado sob supervisão do time do Anima Mundi, que há 24 anos espalha pelo Brasil a linguagem da animação em diferentes plataformas.  
Depois de São Paulo, a mostra O Cinema de Michel Ocelot terá uma itinerância no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, de 22 a 30 de outubro. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE