Catalunha vota seu plebiscito em novembro

da BBC.br- O presidente da comunidade autônoma da Catalunha, Artur Mas, assinou neste sábado o decreto que estabelece a consulta sobre autodeterminação soberana ??? um plebiscito sobre a independência catalã ???, no dia 9 de novembro.
A cerimônia no Palau de la Generalitat, em Barcelona, foi acompanhada com atenção pelos moradores da província espanhola separatista. “Queremos votar. Queremos decidir. E agora temos o marco adequado para fazê-lo”, disse Mas após a assinatura do documento. “A Catalunha quer falar, quer ser ouvida, quer votar.”
O governo espanhol, que não reconhece o plebiscito, já indicou que deve questionar judicialmente a medida e que vai “fazer o que for possível” para impedir a realização da consulta.O repórter da BBC Tom Burridge, em Madri, disse que a dúvida é quão longe Madri pode ir para alcançar esse objetivo.Os separatistas catalães se sentem encorajados pelo plebiscito de independência da Escócia que, apesar de resultar na permanência do país no Reino Unido, permitiu aos escoceses escolher seu próprio destino nas urnas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE