CAPS de Nova Odessa amplia equipe

Através de equipe multidisciplinar, a Prefeitura de Nova Odessa realizou nesta quinta-feira (29) uma série de atividades aos pacientes atendidos no CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), em evento de confraternização da Páscoa. O órgão, que conta com duas novas funcionárias, vai pleitear recursos federais para, futuramente, ampliar o atendimento para período integral. Além disso, nos próximos dias será iniciado projeto de artesanato em fitas.

A confraternização contou com atividades lúdicas e bate-papo com a terapeuta e psicanalista Elisângela Pereira, que abordou os significados da Páscoa e questões de autoajuda. Houve ainda a distribuição de ovos de chocolate doados pela munícipe Iraci Ragazzi Gomes. Toda a iniciativa foi coordenada pela enfermeira Maria Edenia Santana, junto do secretário-interino de Saúde, André Faganello.

As duas novas funcionárias do CAPS novaodessense são Zilda Mantovani e Roseli Moraes. “Elas vieram reforçar esse time que é qualificado e vencedor”, ressalta Faganello. Conforme explica a enfermeira, o trabalho será ampliado para possibilitar novas iniciativas dentro da unidade. “As duas novas funcionárias vão nos ajudar com projetos educacionais e culturais”, detalha Edenia.

Com a vinda das duas novas funcionárias, o quadro da unidade novaodessense chega a 10 pessoas, entre profissionais com nível médio e superior. Com isso, poderá captar recursos federais na realização de projetos e futuramente ampliar o atendimento para período integral. Atualmente, o CAPS abre o dia todo, mas os pacientes permanecem com atividades apenas no período da manhã.

Artesanato ??? O projeto de Artesanato em Fitas, já desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a empresa PH Fit no Clube da Melhor Idade e em cursos através do Fundo Social de Solidariedade, também será levado para os pacientes do CAPS. A partir do próximo dia 4, a atividade será realizada das 8h15 às 10h15, sempre às quartas-feiras. “A ideia é, a partir desse, trazer outros projetos para o CAPS”, revela Edenia.

O CAPS é um serviço de saúde do Sistema ??nico de Saúde (SUS) e vinculado ao município, constituído por uma equipe multiprofissional da Prefeitura, que oferece tratamento para pessoas com transtornos mentais, neuroses graves, psicoses, dependentes químicos e demais quadros, cuja gravidade justifique sua permanência num espaço acolhedor, comunitário e promotor de vida.

A finalidade do CAPS é reintegrar o paciente novamente na sociedade, além de ter como objetivo poder diminuir as internações psiquiátricas, de modo que o paciente faça o tratamento dentro de sua comunidade. As atividades na unidade novaodessense são realizadas de segunda a sexta-feira, no período da manhã, com oficinas, atividades de lazer, acompanhamento psiquiátrico e terapêutico.

“?? uma reestruturação, para melhor, do CAPS de Nova Odessa”, completa Faganello. Atualmente, a unidade possui 200 pessoas cadastradas em Nova Odessa, com a frequência diária de 30 pacientes. Os interessados no atendimento especializado devem procurar a sede do órgão, na Rua Bento Toledo Rodovalho, 149, na Vila Azenha. O telefone para mais informações é o (19) 3476-6051.   

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE