Campinas realiza 87 casamentos gays em um ano

Desde que entrou em vigor a norma estadual que autoriza a união civil entre pessoas do mesmo sexo, em março do ano passado, foram realizados em Campinas 87 uniões homoafetivas nos cinco cartórios de registro civil, até o último dia 15.
Levantamento  aponta que os meses com maior procura foram abril, maio e junho. Os números podem até parecer tímidos, especialmente se comparado com o de casamentos heterossexuais ??? foram mais de 2 mil no mesmo período ???, mas são considerados um avanço na busca pela igualdade e garantia dos direitos.
Foram realizadas 23 uniões homoafetivas no 1º cartório de registro civil, 30 no 2º, 27 no 3º, três no Cartório de Barão Geraldo e quatro no Cartório de Sousas. Já as uniões heterossexuais foram pelo menos 2.177, oficializadas no 1º cartório e nos cartórios de Sousas e Barão Geraldo.
Antes da normatização, os casais homossexuais que quisessem oficializar a união no Estado de São Paulo precisavam de autorização da Justiça. Os processos do casamento eram submetidos a um juiz corregedor do cartório, que poderia aprovar ou não a união. Sem a aprovação prévia, o casal não poderia oficializar o casamento. Nesses casos, a opção era então recorrer à segunda instância no Tribunal de Justiça (TJ), o que podia levar alguns meses ou anos. Desde março passado, o processo passou a ser igual para todos, mediante a apresentação de documentação e testemunhas.
Do IG

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE