Campanha de vacinação contra gripe entra na ‘reta final’

A campanha vai até o dia 1º de junho, com a expectativa de vacinar, no período, 10,7 milhões de paulistas contra o vírus Influenza, o que corresponde à meta de 90% da população-alvo definida para a campanha.

O alerta principal é para que pais ou responsáveis levem as crianças com mais de 9 meses e menos de 5 anos aos postos, pois apenas 25,6% desse público tomou a vacina. Também é fundamental ampliar a cobertura vacinal de gestantes, que ainda é de 31,5%. Ambos os grupos foram contemplados na segunda etapa da campanha, iniciada em 2 de maio. Até o momento, foram vacinadas cerca de 640,4 mil crianças e 141,6 mil gestantes. Também a partir da etapa 2, foram imunizadas 42,7 mil puérperas (mães que tiveram os bebês nos últimos 45 dias), o que equivale a uma cobertura de 57,8%.

As melhores coberturas são dos grupos abrangidos na etapa 1, iniciada em 23 de abril. Até o momento, foram 4,7 mil indígenas, 95,6% desse público. Também já estão vacinados 3 milhões de idosos, alcançando cobertura vacinal de 62,3% entre pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, as 637,2 mil doses aplicadas trabalhadores de saúde equivalem a 47,8% do grupo.

A etapa 3 foi iniciada no dia 9 de maio e, até o momento, foram vacinados 137,6 mil professores, com 37,9% de cobertura vacinal; e 896,7 mil pacientes com doenças crônicas, o que equivale a cerca de 37% do público de pessoas com comorbidades, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras.

“?? importante lembrar que a vacinação está disponível todos os grupos até o dia 1º de junho; portanto, o público pode e deve comparecer aos postos”, destaca a diretora de Imunização da Secretaria, Helena Sato. “A vacina não provoca gripe em quem tomar a dose, já que é composta apenas de fragmentos do vírus que causam a devida proteção, mas são incapazes de causar a doença”, explica.

Segundo recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde), a vacina de 2018 irá prevenir a população alvo contra o vírus Influenza dos tipos A (H1N1), A  (H3N2) e B.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE