Câmara NO será parceira de projeto voltado a crianças

O presidente da Câmara de Nova Odessa, Elvis Ricardo Maurício Garcia, o Pelé (PSDB), participou de uma reunião virtual com a juíza da 2ª Vara Judicial e idealizadora do Projeto Afin (Afeto na Infância, Você, afinado com seu filho), Michelli Vieira do Lago Ruesta Changman. Pelé reafirmou a parceria da Câmara na realização do evento “1ª Jornada de Debates: Plano Municipal da Primeira Infância. Para a salvaguarda das próximas gerações”, que está sendo organizado pelo Poder Judiciário.

O objetivo do evento é a disseminação e a sensibilização de agentes políticos, comunidades, lideranças municipais e regionais quanto à necessidade de implantação do Plano Municipal da Primeira Infância, previsto na Lei 13.257/2016 (Marco Legal da Primeira Infância). A previsão é que o ciclo de encontros e palestras tenha início em junho.

Pelé fez o convite para que a juíza de Nova Odessa participe ainda de uma reunião do Parlamento Metropolitano, para apresentar o projeto Afin para vereadores das outras 19 cidades que compõem a região. “Eu sou um entusiasta desse projeto porque já tive a oportunidade de acompanhá-lo e ver o quanto pode auxiliar pais e educadores no relacionamento e no desenvolvimento das crianças”, afirmou.

“Já antes da Pandemia Coronavírus, se faziam necessárias políticas públicas em benefício da primeira infância, diante da profunda desigualdade social existente em nosso país (…) com a pandemia de coronavírus, as políticas públicas na área da infância não se fazem urgentes: mostram-se inadiáveis”, afirmou a juíza em documento encaminhado à Câmara.

Michelli ainda desta que, se mesmo nas famílias com melhores condições financeiras, é possível notar a defasagem no ensino por conta das escolas fechadas e o aumento do desequilíbrio emocional causado pela necessidade medidas de distancionamento social, isso é ainda mais acentuado para as famílias de baixa renda, que estão inclusive passando pela escassez alimentar. “Isso sem contar a falta de oportunidades de cultura, convívio social, espaços de lazer e de estímulos, essenciais, verdadeiramente inerentes à vida de toda criança”, completou.

Para o presidente da Câmara, o engajamento dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) é essencial para o desenvolvimento de políticas públicas capazes de garantir os direitos das crianças, principalmente na primeira infância. “Precisamos avaliar o cenário atual e traçar estratégias para garantir melhores condições de vida para as crianças de hoje e também para aquelas que chegarão ao mundo nos próximos anos”, disse Pelé.

A jornada de debates é um passo para a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância em Nova Odessa. “Teremos palestrantes reconhecidos nacionalmente e os eventos serão abertos à comunidade. Parabenizo a juíza e a equipe do Projeto Afin pela dedicação a esse tema e me coloco à disposição para o que estiver ao meu alcance para ajudar”, concluiu Pelé.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE