Cabelos no verão: Proteja os fios na praia e na piscina

O verão é a estação preferida de muitas pessoas. A possibilidade de aproveitar longos dias de sol descansando na praia ou com um mergulho na piscina são grandes pontos positivos dos meses ensolarados. O problema é que estes são grandes vilões para a saúde dos cabelos. Para manter seus fios saudáveis durante todo o período de calor, vale seguir essas 4 dicas práticas!
Aposte em um bom protetor térmico antes de ir para o solPassar protetor solar na pele já virou um hábito para muita gente, uma atitude que deve ser sempre praticada, já que o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, o que corresponda a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país, segundo dados do Ministério da Saúde1. Se o sol faz tanto mal para a pele, porque não faria o mesmo com o cabelo?
Seja na praia ou na piscina, não saia no sol sem aplicar um leave-in com filtro solar! Esse produto é capaz de proteger os fios do calor, além de reconstruir áreas danificadas. Há várias empresas de cosméticos que possuem produtos capilares, como o Advance Techniques da Avon e o Nativa Spa Serenium Capilar do O Boticário que pode custar menos de R$20.  
A linha de cuidados capilares Eudora, também é uma boa opção, que você pode visualizar nas lojas ou através de catálogos de produtos online. Assim, fica mais fácil escolher o leave-in ideal para você.
Lavar os cabelos é importanteMuita gente acredita que lavar o cabelo diariamente faz mal para a saúde dos fios. Na verdade, embora isso dependa do tipo de cabelo de cada pessoa, no verão é sempre interessante lavar a cabeça no pós-praia ou piscina.
Enquanto a água da piscina conta com cloro em sua composição, a água do mar possui cloreto sódio, e ambas as substâncias provocam a abertura das cutículas capilares, deixando os fios mais porosos. Por isso, ao chegar em casa, lave o cabelo com água doce e pura. O ideal é aplicar o shampoo duas vezes, para garantir uma lavagem adequada, livre de resíduos.
E uma dica: se você passar férias com várias pessoas e precisar esperar muito para tomar banho e lavar os cabelos, tenha mais opções de limpeza, como uma garrafa d’água ou borrifador para enxaguar os fios assim que sair da piscina ou do mar. Certamente, os danos serão bem menores.
Hidratação é importanteA água é um dos elementos mais importantes para o funcionamento do nosso corpo. Não é à toa que, no verão, os índices de desidratação aumentam consideravelmente, sendo este um dos problemas de saúde mais comuns no calor. Assim, os cabelos também sofrem com as altas temperaturas, perdendo sua umidade natural.A boa notícia é que é possível fazer hidratação de casa, seja com receitas caseiras ou com produtos específicos de lojas de cosméticos. Hidratar o cabelo é importante porque o sol acelera o desgaste do fio, fazendo com que seja necessária a reposição de nutrientes para manter a vitalidade e saúde em dia.
Atenção em dobro para os cabelos tingidosSe o seu cabelo for tingido, é importante ter cuidados redobrados para manter os fios saudáveis. Em um processo químico como a coloração, a estrutura capilar sofre alterações, fazendo com que as células da cutícula fiquem fragilizadas. Por conta disso, o calor, a água do mar e o cloro conseguem penetrar com mais facilidade no fio, causando danos.Ou seja, se o seu cabelo for tingido, é importante seguir à risca todas as três dicas anteriores. Além disso, utilize um shampoo e condicionador que sejam específicos para os cabelos coloridos, já que eles contam com agentes diferenciados em sua composição. Lave seus cabelos sempre com água fria ou morna, principalmente depois de ficar exposto ao sol.
Verão sem consequências desagradáveisUma estação tão esperada não pode ter resquícios negativos, especialmente na saúde dos cabelos. Com alguns cuidados simples, é fácil manter os fios sempre hidratados e saudáveis. E claro, não custa reforçar que tão importante quanto cuidar do cabelo é cuidar da pele, já que a exposição solar é um dos fatores mais relacionados com o envelhecimento precoce.Passou protetor solar, aplicou o leave-in, está levando um chapéu e uma garrafa d???água? Então, tudo certo para aproveitar a praia e a piscina sem preocupações!
Fonte [1]: Ministério da Saúde. http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-peleFonte [2]: Ofertas de Natal Kimbino BR. Cuidados capilares Eudora. https://www.kimbino.com.br/eudora/
Fonte [3]: Guia do Corpo. Cuidados da pele.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE