Brasileiros priorizam pagamento de contas

Um levantamento inédito da GoOn, maior consultoria de gestão de riscos de credito do país e a Malta Cobrança, empresa especializada em recuperação de crédito, em novembro, com 950 entrevistados (através de meio eletrônico ???SMS), constatou que 52,4% dos brasileiros priorizam o pagamento de contas de primeiro nível de segurança: Luz, água e o aluguel.
 Os clientes foram abordados com a seguinte interrogativa: Qual conta você prioriza o pagamento em 1º lugar (1 Cartão, 2 Cheque Especial, 3 Carnê, 4 TV/Cabo, 5 Luz/Água, 6 Educação, 7 Aluguel, 8 Financiamento Imóvel/Carro)? Luz e água, itens de primeira necessidade, lideram a prioridade de pagamento com 29,9%, seguido de aluguel 22,5%, cartão de crédito 19%. Gráfico abaixo:  
“O devedor prioriza o pagamento de uma conta, mediante a leitura do levantamento, mediante o receio que a falta do serviço fará em sua vida cotidiana”, afirma Eduardo Tambellini, sócio diretor da GoOn. “O fato de priorizar o pagamento de conta de luz, por exemplo, indica que o consumidor entende que não pode ficar sem luz, e por isso, prioriza essa conta ao invés de outras”. A pesquisa mostrou também que o cartão de crédito aparece como a terceira escolha do consumidor. “O cartão é sempre destaque nos noticiários, por ser a modalidade com um dos juros mais altos dos produtos financeiros. Isso explica essa prioridade, uma vez que o consumidor começa a dar sinais de amadurecimento financeiro – fato essencial em um país com uma cultura de crédito livre e acessível, avalia Tambellini. A pesquisa também mostrou um destaque interessante. A educação, muitas vezes deixada em último plano, apareceu em 6o lugar – quase empatado com o cheque especial e na frente da TV a Cabo. A pesquisa também mostrou que a prioridade muda, relativamente, quando separamos a resposta por faixa de idade. Entre 52 e 77 anos idade, o levantamento apontou que a segunda conta escolhida como prioridade acaba ficando dividida entre o aluguel e o cartão de crédito. Percebemos também que, carne e TV a cabo, não aparecerem no corte de pessoas com menos de 25 anos. “Isso nos dá um indicativo que, grande parte dessa faixa etária, está saindo de casa mais tarde e ainda mora com os pais”, explica Tambellini.  

Quando separamos as respostas por sexo, percebemos poucas mudanças, mas os homens priorizam o cartão à frente do aluguel; cheque especial ao invés de educação; e a TV a Cabo frente o carnê ??? diferente do público feminino.  
 
A última análise obtida através da pesquisa, foi a abertura por região geográfica. 
 
No quadro detectamos que, com exceção da região Sudeste, que prioriza o aluguel, todas as demais regiões priorizam água e luz como a primeira conta a ser paga. Interessante observar que, para o povo do Norte do Brasil, a educação foi citada como a 3a conta mais importante a ser priorizada.  
  

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE