Brasileiro leva “Oscar” do Cinema Europeu

A Academia Europeia de Cinema foi fundada em 1988 tendo como presidente o diretor sueco Ingmar Bergman. Hoje, sob a presidência do diretor alemão Wim Wenders, conta com mais de 3.500 filiados, profissionais da área cinematográfica que participam da seleção dos filmes que se destacaram no ano.

Entre os dias 14 e 15 de dezembro serão premiados, em cerimônia realizada na cidade de Sevilha, 23 categorias dentre diretores, atrizes, atores e profissionais responsáveis pela produção e pós-produção dos filmes europeus realizados este ano.

Na categoria Sound Design foi anunciada a premiação de um brasileiro: André Bendocchi Alves, por seu trabalho no filme O Capitão, escrito e dirigido por  Robert Schwentke.

O Capitão, filmado em preto e branco, narra a estória de um soldado alemão, desertor em 1945, que veste o uniforme de um capitão morto e passa a assumir o personagem que representa, transformando-se em um tirano.

André Bendocchi Alves, nascido em São Paulo, transferiu-se para a Alemanha em 1988, onde hoje trabalha como montador, sound designer e mixer além de ser professor titular da cátedra de montagem na IFS – International Film School Cologne.

Tendo participado de mais de 170 filmes, foi um dos introdutores do computador na montagem cinematográfica com o filme Face a face com o inimigo ( Knight Moves) dirigido por Carl Schenkel.
 
Do elenco de diretores com quem trabalhou, destacam-se Wim Wenders, Volker Schloendorf, Bille August, Romuald Karmakar, Yilmaz Arslan e Philip Koch.

Foi nomeado em 2005 pela Academia Alemã de Cinema pelo Sound Design no filme Snowland dirigido por Hans W. Geissendoerfer. Pelo filme O Capitão André recebeu em abril deste ano o prêmio Lola na 68a. edição da premiação da Academia Alemã de Cinema.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE