Bombeiros orientam para chuvas fortes

Além de registrar altas temperaturas, o mês de janeiro é conhecido pelas chuvas repentinas e fortes.O Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré divulgou orientações para a população saber como se comportar em segurança diante dos temporais. A primeira delas é sempre lembrar que, em situações de emergência e que ofereçam risco de morte, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente, pelo telefone 193.

Para os motoristas, a regra básica é não atravessar áreas inundadas ou alagadas, nem mesmo atrás de outro veículo. Bastam 30 centímetros de alagamento para fazer com que a água entre pelo escapamento do carro e tire-o de funcionamento. Em caso de emergência, atravessar áreas alagadas em baixa velocidade, mantendo o motor acelerado em 1ª marcha, e nunca trocá-la durante a travessia. Se possível, o indicado é parar o carro em um local mais alto e verificar o nível da água em relação ao carro da frente: se o nível de água continuar a subir, todos devem sair do carro e procurar um lugar seguro para esperar a chuva passar.
Além disso, deve-se sempre dirigir com cuidado, diminuir a velocidade e aumentar a distância em relação ao carro da frente, pois as vias molhadas ficam escorregadias e a água impede a visualização de buracos e bueiros sem tampa.
Quem estiver a pé, deve procurar um local seguro até a chegada do socorro. Também deve-se redobrar a atenção ao atravessar as vias, pois, assim como com os motoristas, a água impede a visão de buracos e bueiros sem tampa e as enxurradas também são capazes de arrastar as pessoas e outros objetos. O pedestre jamais deve ir para áreas de risco, pois isso dificulta eventual resgate. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE