Bombeiros dão dicas para enchentes

Além de registrar altas temperaturas, o mês de janeiro é conhecido pelas chuvas repentinas e fortes. O Corpo de Bombeiros Municipal de Sumaré divulgou orientações para a população saber como se comportar em segurança diante de chuvas fortes e tempestades. A primeira delas é sempre lembrarque, em situações de emergência e que ofereçam risco de vida, é preciso acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente, pelo telefone 193. 
Para os motoristas, a regra básica é não atravessar áreas inundadas ou alagadas, nem mesmo ???atrás??? de outro veículo. Bastam 30 centímetros de alagamento para fazer com que a água entre pelo escapamento do carro e tire-o de funcionamento. ????? preciso evitar que a água chegue ao motor,principalmente pela frente, mas se o motor apagar durante a travessia, o condutor não deve tentar ligá-lo, pois há risco de danos ainda maiores???, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros de Sumaré, Laércio Sant???Ana Júnior.
Segundo o especialista, deve-se sempre dirigir com cuidado, pois as vias molhadas ficam escorregadias, bem como redobrar a atenção, pois a água impede a visualização de buracos e bueiros sem tampa. ???Se não houver alternativa ou se o condutor for pego de surpresa na rua,ele deve diminuir a velocidade e aumentar a distância em relação ao carro da frente. Em caso de emergência, atravessar áreas alagadas em baixa velocidade, mantendo o motor acelerado em 1ª marcha, e nunca trocá-la durante a travessia da região alagada. Se possível, parar o carro em umlocal mais alto e verificar o nível da água em relação ao carro da frente:  se o nível de água continuar a subir, todos devem sair do carro e procurar um lugar seguro para esperar a chuva passar???, afirmou.
Quem estiver a pé e em local seguro não deve sair do local até a chegada do socorro. Também deve-se redobrar a atenção ao atravessar as vias a pé, pois, assim como com os motoristas, a água impede a visão de buracos e bueiros sem tampa por parte dos pedestres. O pedestre jamais deve ir para áreas de risco, pois isso dificulta o eventual resgate.
CHUVAS COM VENTOS E ENCHENTES Em casos de chuva com ventos é preciso se atentar ao risco de queda de árvores, fios, postes e semáforos, bem como tomar um cuidado especial com as crianças. Os adultos devem acompanhá-las e segurá-las pelos pulsos durante todo o período de alagamento. Se precisar atravessar ruas alagadas, deve-se tomar cuidado e procurar muros e paredes para usar de apoio. Também agir com cautela com a correnteza das águas, além do risco de seremarrastados, objetos grandes que estão sendo levados podem bater nos indivíduos. 
No caso das enchentes de rios e córregos, além de todos os estragos, o contato com a água das chuvas pode causar diversas doenças. Se houver contato com a água da enchente o indivíduo deve tomar banho de imediato e procurar o serviço médico mais próximo.
RAIOS- Também é preciso tomar cuidados com os raios, principalmente em grande quantidade. A orientação é para desligar aparelhos elétricos das tomadas; ficar longe de janelas, árvores ou postes, pois eles atraem raios; não ficar em pé em campo aberto, automóveis oferecem excelente proteção contra raios; manter distância de alambrados, cercas, linhas telefônicas e elétricas, estruturas metálicas em geral. ???Uma informação curiosa é para não retirar roupas de varais de aramedurante as chuvas fortes, acontece muito de quando ouvimos a chuva corrermos para recolher as roupas e não deixar que molhem. Isso pode ser prejudicial, o metal do varal pode atrair os raios???, completou o comandante. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE