Basílica Santo Antônio adquire órgão italiano

Para enriquecer as celebrações e tornar o canto sacro ainda mais belo, a Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua adquiriu um órgão digital da marca italiana Viscount, especialista na construção de órgãos litúrgicos. O instrumento será inaugurado no dia 19 de agosto, às 19h, pelo primeiro organista da Basílica de São Pedro, no Vaticano, Josep Solé Coll.

O equipamento, modelo Vivace 30, conta com dois teclados manuais com 61 teclas e um teclado de pedais com 27 teclas. De acordo com o regente do Coro Monsenhor Nazareno Magi, Clayton Dias, o órgão permite infinitas combinações timbrística. ???Com ele é possível reproduzir os sons de um órgão de tubos de maneira extremamente fiel com uma regulagem própria na reverberação do instrumento que é capaz de recriar o ambiente sonoro de uma pequena Igreja ou os ecos de uma grande catedral medieval???, explica. Dentro da música sacra o órgão se caracteriza por ser o principal instrumento, sendo o único dentro da Igreja a possuir um rito próprio de bênção. O Papa Bento XVI já o colocava como o ???rei dos instrumentos musicais???. ???A Basílica de Santo Antônio é um templo majestoso no qual a música sacra deve ressoar em toda a sua plenitude. Seja acompanhando o Coro Monsenhor Nazareno Magi, as equipes de canto ou como instrumento solista, o órgão acrescenta mais beleza à vida litúrgica e cultural da cidade de Americana???, avaliou Dias.
Para custear a compra do equipamento foi lançada uma campanha intitulada ???Acordes do Bem???. A ação consiste na colaboração espontânea dos fiéis. A contribuição pode ser feita durante as missas ou na secretaria de pastoral da Igreja. Todos os doadores terão seus nomes inseridos em um ???livro de ouro???.
???Fica o meu convite a todos nós que amamos a Basílica a colaborar com este glorioso momento que estamos vivendo, rumo aos 120 anos da Paróquia de Santo Antônio. Com a união e o esforço de cada fiel nossas celebrações serão ainda mais belas e propicias ao encontro com Deus???, comentou o reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo.
A missa de inauguração será transmitida ao vivo pelo Facebook da Basílica.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE