Basílica apresenta imagem de Santo Antônio restaurada

Em celebração realizada no último domingo (21), a Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua apresentou a imagem de Santo Antônio que foi restaurada pelo artista plástico Fernando Pedersini, de São João del-Rei (MG). A imagem de 1876 chegou a Americana com os primeiros imigrantes italianos.

A missa de bênção e entronização foi presidida pelo bispo diocesano de Limeira, Dom Vilson Dias de Oliveira, e concelebrada pelo reitor da Basílica, padre Leandro Ricardo, e pelo monsenhor Constantino Gardinali.

Após a bênção, os fiéis saíram em procissão pelas ruas centrais com a imagem carregada pelo Tiro de Guerra de Americana. A procissão passou também pela Igreja Matriz de Santo Antônio, onde foi descerrado o novo brasão da Igreja.

???A comovente celebração de acolhida e benção da imagem histórica restaurada, na presença de tantos fiéis, contemplou o respeito às origens de nossa fé católica, a preservação de nossa história e o fortíssimo sentimento que nosso povo nutre pelo Santo Padroeiro de Americana. Além disso, essa restauração é reflexo de uma grande ação de restauro da ação pastoral de nossa comunidade que está prestes a celebrar 120 anos de criação???, avaliou padre Leandro Ricardo.

O processo de restauração levou dois meses e buscou recuperar os aspectos originais da peça. O trabalho consistiu na identificação e correção das trincas, lixamento, pintura com óxido (mistura de produtos minerais e orgânicos) e dos filetes com folha de ouro e aplicação de cera de carnaúba para dar proteção à imagem.

A imagem pertencia a empresa Santista Têxtil até 2014, quando foi doada para a Basílica Santuário. Durante todo o mês de junho, fica exposta para veneração dos devotos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE