Barilon e Carla querem monitorar nascentes

O vereador Vagner Barilon e a secretaria de Meio Ambiente de Nova Odessa, Carla Lucena, estiveram na tarde da última quinta-feira com o prefeito da cidade de Holambra, Fernando Fiori de Godoy. O objetivo do encontro foi conhecer o trâmite que resultou na conquista de recursos governamentais para a recuperação das nascentes daquela cidade. Nova Odessa tem um amplo e inédito plano de recuperação de nascentes que ainda não está em pleno desenvolvimento por limitações financeiras.
Acompanhados do diretor de convênios da Prefeitura, Joacir Florêncio, Barilon e Carla ouviram de Godoy que os financiadores dos projetos de Holambra são a Agência Nacional de Águas, a Fundação Banco do Brasil e a Agência das Bacias Hidrográficas do Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Holambra será a primeira cidade de São Paulo a receber o que o governo do Estado tem chamado de Programa Nascentes. Serão recuperados 16 hectares de vegetação nativa no entorno das 170 nascentes e matas ciliares. Serão investidos cerca de R$ 3,5 milhões das entidades parceiras da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento.
Segundo Barilon, o deputado estadual Cauê Macris está empenhado em intermediar encontros entre representantes de Nova Odessa e das Secretarias de Agricultura e Abastecimento e Meio Ambiente do Estado.
???A conversa com o prefeito de Holambra nos foi muito esclarecedora. Assessores do deputado Cauê participaram e agora vamos nortear nossas ações para que também possamos buscar recursos para podermos ampliar nossa ação na questão ambiental???, disse Barilon.
Carla Lucena afirmou que dará os encaminhamentos necessários visando agilizar que Nova Odessa possa participar desse programa. ???Foi uma reunião muito proveitosa. Agora nosso foco é conseguir por em prática em Nova Odessa???, afirmou.
O prefeito de Holambra foi informado sobre as leis ambientais criadas em Nova Odessa, em específico a de Pagamentos por Serviços Ambientais na área urbana (IPTU Verde) e o Fundo Municipal para Preservação de Recursos Hídricos. Barilon se comprometeu a enviar ambos os projetos para Godoy.
O Programa Nascentes, do Governo do Estado, tem objetivo de ampliar a proteção e conservação dos recursos hídricos, otimizando e direcionando investimentos públicos e privados para proteção e recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos-d???água; protegendo áreas de recarga de aquíferos; ampliando a cobertura de vegetação nativa em mananciais, especialmente a montante de pontos de captação para abastecimento público; plantios de árvores nativas e melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias formadoras de mananciais de água.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE