Banda Municipal emociona alunos da Tempo de Viver

Os alunos da Escola Municipal de Educação do Autista “Tempo de Viver”, da Secretaria de Educação de Americana, se emocionaram na manhã desta quinta-feira (13) com o contato que tiveram com as músicas apresentadas pela Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi”. ?? o projeto da Secretaria de Cultura e Turismo, “Concerto Didático”, dirigido pelo regente Jair Santos.

Segundo a coordenadora da Tempo de Viver, Terezinha Monteoliva, os alunos da escola gostam de música. “Por meio do contato com a música eles conseguem relacionar emoções e sentimentos, facilitando assim a comunicação, algo tão difícil”, afirmou. A música, na opinião dela, é uma forma de expressão para os alunos. “Em muitos casos, as melodias são agentes calmantes, a marcação dos ritmos, das melodias e mudanças de timbre prendem a atenção dos alunos acalmando-os. A música também é um fator importante para a socialização dos autistas, pois através da música acontece a interação entre profissionais e alunos”, afirmou.
O objetivo do Concerto Didático é que o público, no caso, os alunos, possam ser apresentados a cada instrumento que compõe a Banda. “Estamos fazendo estes concertos em vários lugares. Sabemos que a música mexe com as pessoas e vejo que os olhares dos alunos estão brilhando. Bacana ver esta emoção deles”, disse o secretário de Cultura, Fernando Giuliani, presente no concerto. “Vamos organizar a ida dos alunos ao Teatro Municipal. Para eles vai ser muito importante vivenciar a música neste espaço diferenciado”, afirmou Juçara Noveli, secretária de Educação.. O regente da Banda disse que um dos principais objetivos do projeto é que os alunos possam interagir e perceber o som dos instrumentos. “Nota-se que eles têm uma ótima sensibilidade para a música. Eles ouvem sons de instrumentos que já conhecem, mas, talvez, não sabiam qual instrumento. Para nós é uma experiência de vida este concerto na escola”, finalizou Santos. “A proposta foi oferecer um trabalho pedagógico para os alunos. Esta é uma das atividades que pretendemos desenvolver na Secretaria de Educação, por meio do Serviço Social Educacional.  Além disso, nossa intenção é buscar parcerias junto a outras secretarias para desenvolver ações que atendam as demandas   sociais e pedagógicas dos nossos alunos, especialmente aqueles que se encontram em alto nível de vulnerabilidade social”, afirmou a Assistente Social da Secretaria de Educação, Simone Brodoloni.
O subsecretário de Cultura, Valterci Hulquinho, que já trabalhou na Tempo de Viver, estava feliz e o tempo todo se comunicava com os alunos. “A arte tem a função de sensibilizar e é o que nos dá a condição humana. A música trabalha a subjetividade. Por isso a importância dessa apresentação para os alunos. A música remete a memórias as vezes distante”, finalizou.
A Banda apresentou música populares e músicas internacionais. No repertório “trilha sonora do filme Pantera Cor de Rosa”, “Turma do Balão Mágico”, “Tema do filme Mágico de Oz”, “Roberto Carlos” e sambas clássicos como os de Adoniram Barbosa.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE