Banco de sangue do HM precisa de doações

O banco de sangue do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” está precisando com urgência de doações para todos os tipos sanguíneos, em especial para o tipo O positivo, cujo volume no estoque baixou consideravelmente. O principal motivo tem sido a diminuição da frequência dos doadores, devido à pandemia do novo coronavírus.

 

Para evitar aglomeração e garantir que a doação seja realizada com segurança, a instituição está agendando a coleta por meio do aplicativo “Sangue Amigo”, que pode ser baixado nos sistemas IOS e Android. A doação também pode ser agendada diretamente pelo telefone 3468-1739.

 

É muito importante que os doadores compareçam no dia e horário agendados, uma vez que não é possível substituí-los por outros. Se não for possível comparecer no horário agendado, o setor pede para que o doador ligue com antecedência e solicite o cancelamento, pois dessa forma será possível oferecer o horário na agenda a outros doadores.

 

Doador

Para ser um doador é preciso ter entre 18 e 65 anos, pesar mais que 50 kg e estar em plena condição de saúde. Para fazer a doação não é preciso estar em jejum, porém o doador não poderá ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação; não poderá ter fumado nas duas horas antecedentes e também não poderá ter passado por cirurgias nos últimos meses.

 

Caso o doador tenha sido submetido à tatuagem ou aplicação de piercing, deverá aguardar por 12 meses, a contar da data do procedimento, para poder realizar a doação.

 

Para quem faz uso de algum medicamento, é fundamental ligar antes e informar o setor. No momento da doação é preciso levar um documento original com foto. O banco de sangue está localizado na Avenida da Saúde, nº 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE