Ávila homenageia Prêta com Medalha Zumbi

O vereador Celso Ávila (PV), por meio de propositura protocolada na Câmara Municipal, outorga a Medalha Zumbi dos Palmares a Eliana Raquel Batista de Souza, mais conhecida como Prêta. Junto à indicação do nome, o parlamentar apresenta breve biografia da homenageada. Anualmente, a Medalha Zumbi dos Palmares é entregue pelo Legislativo barbarense na semana do dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

Eliane Raquel Batista de Souza, a Prêta, nasceu no dia 08 de setembro de 1966, em Salvador, na Bahia. Criada na Fazenda Grande do Retiro, é filha dos professores Joana Batista de Sousa (em memória) e Evandro Calisto de Sousa. É mãe de Tarcísio e avó de Luna Sofia e Eduardo Tarcísio de Sousa.

Prêta veio para Santa Bárbara d’Oeste depois de ter conhecido, pela internet, o músico Luiz Paulo Camilo, seu atual marido. Professora formada pelo ICEIA – Instituto Central de Educação Isaías Alves, por onde passaram nomes como o geógrafo Milton Santos, o cineasta Glauber Rocha e o historiador Cid Teixeira, ela foi professora até os 45 anos, quando sofreu um infarto e ficou internada durante um mês numa UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de Salvador. Quando saiu do hospital, não conseguia mais emprego.

Em 2017, já morando em Santa Bárbara d’Oeste, tornou-se empreendedora, montando o espaço de culinária baiana Sabores da Preta, restaurante reconhecido na região. “Quando recebemos uma homenagem como esta, é mais uma certeza que estamos construindo uma sociedade mais justa, reconhecendo a nossa ancestralidade e a importância dela para as futuras gerações”, afirmou.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE