Aula de química na ETE de Nova Odessa

Um grupo de 43 alunos de 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Network realizou na manhã de quinta-feira (30) visitas monitoradas na ETA (Estação de Tratamento de Água) e na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Quilombo, ambas em Nova Odessa. As ações fazem parte de trabalho da disciplina de Química e os estudantes puderam aprender, na prática, diversos conceitos de sala de aula.
A Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) é responsável pelos serviços de água e esgoto. Primeiro, o professor Bruno Godoy Cunha levou os jovens até a ETA, onde foram recebidos pelo responsável, Evaldo Coradini. Foi exibido um vídeo sobre o saneamento e depois feita a visita pelos processos pelos quais passa a água captada nas represas da cidade, até chegar aos domicílios e empresas.
Na sequência, se dirigiram até a ETE Quilombo, onde é tratado todo o esgoto coletado no município. O responsável da Estação, Thiago Jozer, acompanhou os estudantes ao longo de todos os processos, desde a chegada dos efluentes, os tratamentos, a separação do lodo e a água límpida obtida ao final, para ser devolvida ao Ribeirão Quilombo e também atualmente testada com fins de reuso industrial.
Desde meados de 2015, o município não lança mais esgoto domiciliar no Ribeirão Quilombo e os efluentes industriais sem o adequado tratamento. Além da ETE Quilombo, Nova Odessa possui em funcionamento a ETE Palmital, responsável por uma pequena porcentagem do sistema. O município atualmente coleta 98% de todo o esgoto gerado no município e trata 100% do mesmo.
Dentro da ETE Quilombo, os estudantes também conheceram o barracão, em fase final de construção, para realizar a compostagem do lodo gerado nos processos de tratamento de esgoto. O material será secado e reaproveitado através da fabricação de composto orgânico para adubar praças e jardins, ao invés de ir para aterro sanitário e o município arcar com os custos financeiros da disposição final.
Parte dos alunos da turma é de Nova Odessa e a outra parcela de Sumaré, tendo em vista a localização do colégio na divisa das duas cidades. “Foram visitas muito importantes, para os estudantes verem na prática diversos conceitos de Química trabalhados em sala de aula. Além disso”, destaca o professor, “podem despertar o interesse profissional na área”.
Além de receber estudantes das redes pública e particular de ensino, a Coden desenvolve o ‘Programa de Visitas Monitoradas da ETE Quilombo’, no qual os cidadãos da sociedade civil podem agendar data e conhecer como funciona o local. Os interessados em agendar as visitas monitoradas podem entrar em contato por email com a Assessoria de Comunicação da Coden ??? [email protected]

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE