Attraversiamo, por Chico Sardelli

 Attraversiamo, por Chico Sardelli

Attraversiamo, uma das palavras mais bonitas do italiano, idioma de meus ascendentes. Sou brasileiro e americanense de nascimento e de coração mas não deixo de prestar minha reverência e admiração aos bravos italianos que com muito custo vieram ao Brasil e aqui construíram suas vidas baseadas no trabalho e na força de vontade.
Attraversiamo, cuja tradução literal para o português é “atravessamos”, é bela pela sonoridade. Mais bonita ainda porque implica o ato de atravessar, mudar, avançar, e está conjugada no plural, acompanhando o pronome nós, em italiano, noi.
Nós vamos juntos atravessar esta pandemia. Com o esforço e a união de todos iremos sim vencer a Covid-19 e suas consequências nefastas para a saúde e para a economia.
Será preciso cortar na carne, não tenho dúvida nenhuma. Governos em todas suas esferas terão de fazer concessões, conceder auxílio financeiro e reduzir gastos públicos. Grandes empresários e investidores precisarão contribuir mais para a oferta de saúde de qualidade. Bancos e credores terão de diminuir taxas de juros, alongar financiamentos, renegociar para receber depois.
Só temos um sistema de saúde, com suas capacidades e limitações bem definidas – independentemente da quantidade de casos que viermos a registrar. As ações governamentais foram feitas: hospitais de campanha, isolamento social, funcionamento de serviços essenciais, auxílio emergencial aprovado.
Para além da saúde, também temos apenas uma economia, que precisa do esforço coletivo para continuar em movimento, sob o risco de uma grande recessão e quebradeira. Quanto tempo mais teremos de continuar parados, com as atividades financeiras reduzidas ao essencial, sem poder produzir? Qual é o plano para este período? 
Attraversiamo, mas como? Esta informação precisa ser dita de forma clara.
Chico Sardelli é empresário e presidente do PV em Americana. Fones (19) 3461-7887 | (19) 3461-3737

Relacionados

Leave a Reply