Ascensão e queda de estrelas

Embora esteja em sua quarta filmagem, ‘Nasce uma Estrela’, agora dirigida e protagonizada por Bradley Cooper, com Lady Gaga, no papel-título, não é mais do mesmo. Talvez porque esta versão de 2018, em relação ás anteriores de 1937 (com Janet Gaynor); 1954 (Judy Garland); e 1977 (Barbra Streisand) seja, em alguns pontos, um retrato contundente de nossa época.

O relacionamento entre o cantor mais velho decadente e a jovem em ascensão meteórica traz como componente fundamental contemporâneo a expressão da verdade interior de cada artista e a maneira como isso é levado para a esfera pública. A indústria fonográfica, por exemplo, é questionada como aquela que constrói e destrói talentos por julgar que sabe aquilo que o a ‘massa’ gostaria de ver e de ouvir.
A questão maior não é tanto a atingir o estrelato, mas sim permanecer no local de destaque. Para isso, torna-se necessário vencer a pasteurização. E o desafio não é nada simples. Uma cor de cabelo imposta ou uma coreografia de dança surgida sem maiores contextos ou explicações isoladamente parecem representar pouco, mas começam a formar uma nova pessoa.
E o talento que nasce ingênuo e violento pode ser domesticado e transmutado em algo comum. Assim a perenidade de uma carreira pode ser jogada fora. Manter-se em destaque significa atingir esse equilíbrio entre o que se deseja dizer, o como dizer e para qual público. Estradas mais curtas, como fazer apenas o que os outros esperam contribuem para o ocaso das estrelas. E a rápida ascensão pode levar a um mergulho denso às trevas em pouco tempo…
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE