As confusas manifestações no confuso Brasil

Gosto de análise em perspectiva. Por isso as ciências sociais e a história deveriam ser mais discutidas e levadas em conta no Brasil de 2013. Conceitos amplos como Ocidente, Europa, Modernidade, pós modernidade, socialismo, fim da história e outros deveriam ser mais usados para balizar as discussões instantâneas.

As manifestações que temos no Brasil sinalizam que estamos agora em um momento de escolha de modelos- uma espécie de salto do SER BRASILEIRO. Há uma tendência pelo modelo americano do self made man. Mas temos um governo com claro viés socialista.

Na história do ocidente, os protestos sempre foram (considerados, classificados) de esquerda. Os pequenos momentos de protestos de direita foram registrados na América Latina na segunda metade do séc XX e resultaram em duros golpes contra a esquerda.

O Brasil tem um governo de esquerda há 10 anos. Esse governo gerou desconforto à direita estabelecida. Um governo de esquerda pode nos levar à uma sociedade self made man? Os profissionais liberais e burgueses par excellence acreditam que não.

Petistas acreditam em um novo estágio do socialismo à dorê de Lula. Honestamente, parece que nenhum dos lados leva em conta o caráter cordial/batalhador do brasileiro, que vai seguir votando em quem lhe oferecer condições para atingir um melhor patamar econômico e cultural.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE