Artigo: Você é um diferencial no mercado?

Se você está lendo essa matéria significa que você tem apenas 3 respostas possíveis:
 ·         Sim, sou um diferencial·         Talvez seja, mas não tenho certeza·         Não, não sou diferencial no mercado.
A resposta imediata e intuitiva dá abertura a uma reflexão e análise mais aprofundada sobre o quanto você se diferencia dos outros. Todo indivíduo é um ser único e singular. Mas em termos de trabalho, nem sempre somos únicos e singulares se olharmos pela ótica da sua atuação profissional. O seu cargo, o segmento de mercado e a especialidade de sua área de atuação difere pouco diante de outros colegas ou concorrentes na mesma condição. O perfil profissional traçado pelas empresas e pelo mercado também pouco ou em nada difere. Então, onde podemos nos destacar diante de tantos outros iguais? Conhecimento, habilidades, atitudes e comportamentos são os ingredientes principais da diferenciação. Quanto maior o conhecimento, melhor bem empregadas as atitudes e comportamentos, maior diferenciação haverá entre você e os demais. Para isso, é importante haver mensuração de seus resultados onde a qualidade, a relevância e o impacto deles na organização seja fator de superação e reconhecimento espontâneo e autêntico. Esses são sinalizadores de que a sua atuação tem sido destacada perante outros. Para todos aqueles que têm a ambição profissional de galgar novas responsabilidades, novos desafios, novos patamares de atuação, e no pacote também se herda novos estresses, é preciso em primeiro lugar ter um conhecimento intrapessoal, ou seja um conhecimento realista e verdadeiro sobre si mesmo. Essa é o enfoque de discussão desta matéria. O processo de identificação de seus pontos fortes, debilidades e oportunidades de melhoria é em geral doloroso, mas é a chave que desencadeará todo o resto de suas ações. Como realizar esse processo sob o ponto de vista organizacional? O Feedback e a Avaliação de Desempenho são alguns ???termômetros??? que mediaram a sua evolução. Abaixo segue alguns passos objetivos e suportados pela metodologia SMART** para PDI (Plano de Desenvolvimento Individual): 1.       Identificar fortalezas, debilidades e áreas de oportunidades para Conhecimento, Habilidade, Atitude e Comportamentos;2.       Desenhar um plano de desenvolvimento (metodologia SMART);3.       Ter a ajuda das pessoas que você julga eficientes e referenciais nos pontos onde você quer evoluir;4.       Colocar em prática no dia-a-dia do trabalho e das relações interpessoais;5.       Avaliar;6.       Saber comunicar os resultados por meio da evolução do seu aprendizado de modo objetivo, humilde, cativante e influenciador.Então, você é um diferencial de mercado? ** Metologia Smart foi escrita George T Doran, Arthur Miller e James Cunningham em 1981 e passou fortemente ser adotada pelas corporações a partir dos anos 2000. Fabiana Iokoi é professora da IBE-FGV, especialista em Liderança, Inovação e Gestão de Pessoas.  

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