ARTIGO: Planejamento Estratégico

?? tempo de planejar… Manter a competitividade, a participação de mercado e até mesmo o posicionamento estratégico focado no crescimento sustentado, são alguns dos grandes desafios do cenário atual, em que tanto se fala em crise. Exatamente por isso, toda empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, deve se dar conta, antes de iniciar sua jornada no próximo ciclo do novo ano, da importância de realizar o seu planejamento estratégico.?? tempo de planejar. Organizar as ideias, alinhar os sonhos, conhecer a realidade, analisar as oportunidades, reconhecer os desafios, determinar as metas e, principalmente, avaliar os investimentos e recursos necessários para atingir seus objetivos, é um exercício fundamental, que demonstra grande inteligência e maturidade organizacional. O sucesso empresarial, está fortemente respaldado pela capacidade da empresa em pensar o futuro, repensar o presente e planejar estrategicamente. Qual o destino, onde queremos chegar, a rota, a direção, os riscos, os desafios e as condições necessárias que a levarão a uma posição competitiva e de destaque? O planejamento estratégico é um poderoso aliado das empresas visionárias em seu caminho rumo ao sucesso. ?? a partir das definições e determinações de um planejamento estratégico bem elaborado, que os demais planos táticos e operacionais, de todas as demais áreas da empresa, podem ser também definidos, com ações e planos de execução, capazes de sustentar o direcionamento estratégico da empresa. Fator incontestável a ser considerado na hora de desenvolver o planejamento é a importância da participação conjunta e ativa de todas as áreas, promovendo assim o alinhamento entre a visão geral da presidência e diretoria, as realidades de marketing, vendas, finanças, operações de produção, logística e, fundamentalmente, o envolvimento das áreas de gestão estratégica de pessoas, que assumiram nos dias de hoje um novo papel e a grande responsabilidade por atrair, qualificar e reter os talentos da empresa, considerados o grande diferencial competitivo nas maiores organizações do mundo. O método de elaboração do planejamento deve abranger um diagnóstico detalhado, uma ampla e profunda análise dos indicadores corporativos e resultados conquistados nos anos anteriores, as deficiências, forças e fraquezas internas, cultura, direcionamento corporativo, clima e valores; análise do ambiente externo, riscos, ameaças, oportunidades, mercado, concorrentes e, definir formas de controle e acompanhamento das ações do plano a ser executado. Não se pode fazer um bom planejamento sem informações, dados e fatos relevantes que darão suporte para as decisões mais importantes, entretanto, é a análise conjunta por parte da alta direção, e a discussão com seus gestores, especialistas, técnicos e consultores (internos ou externos), sem paradigmas limitadores e conceitos previamente estabelecidos, que auxiliará na montagem de um plano atual, real e seguro, com o menor risco e a maior possibilidade de sucesso. Três pontos são fundamentais e fazem parte da realidade das empresas visionárias: acompanhamento, redirecionamento com velocidade e reconhecimento constante. Acompanhe as ações, execução e efetividadeO acompanhamento do plano deve ser feito com muita proximidade, discutido constantemente em reuniões periódicas pelos gestores, sendo os resultados reportados à direção, seja em encontros mensais, bimestrais ou trimestrais, de acordo com a necessidade do negócio, com avaliação criteriosa. Os indicadores devem ser precisos, atualizados e indicarem a realidade de atendimento ou não aos objetivos propostos, com métricas que permitam avaliação de retorno das ações e facilitem as tomadas de decisão. Redirecione as ações com velocidadeAo longo do novo ciclo, em virtude de fatores externos incontroláveis ou internos inesperados, os resultados podem ser comprometidos e os resultados encontrados não satisfatórios, por isso, avaliar e redirecionar é essencial. Nesse caso, pode se identificar necessidade de mudança nos planos. ?? imperativo que os dirigentes, gestores e influenciadores, estabeleçam ajustes nas ações ou definição de novas ações de suporte que possam reverter a situação rapidamente. A agilidade nas análises, definições e ações pode ser a responsável por recolocar as coisas nos eixos, caso contrário, a falta de velocidade pode pôr a perder todo o investimento realizado, podendo levar a prejuízos e, até mesmo, comprometendo amplamente os negócios da empresa. Reconheça constantemente as pequenas, médias e grandes realizaçõesFator ainda muito pouco exercitado no mundo dos negócios brasileiros é o reconhecimento em relação aos bons resultados conquistados ao longo do ano. Essa prática vem crescendo, mas ainda temos muito a evoluir nessa questão. Entretanto, o reconhecimento, seja ele em forma de feedback, premiação ou outra ação motivacional, é fundamental para que se fortaleça um clima de estímulo e satisfação, o que leva à busca, natural e voluntária, da alta performance profissional. ?? fato conhecido e revelado por grandes autores como Ram Charan, Adalberto Chiavenato, Mihalyi Csikszentmihalyi, Helder Kamei e outros, que profissionais motivados produzem mais, melhor, com menos e ainda conseguem ser felizes, constituindo um clima de satisfação e produtividade geral no ambiente de trabalho. Para garantir a sobrevivência em tempos cada vez mais desafiadores e a competitividade, é vital que as empresas façam essa imersão em seu próprio universo, e conheçam a fundo, a realidade interna e externa. ?? fundamental refletir sobre onde se quer chegar e, o que se está disposto a fazer para conquistar seus sonhos e atingir suas metas e objetivos. E, nesse contexto, o planejamento estratégico é a prática organizadora e unificadora, que poderá manter o alinhamento, o foco, a direção e conduzir os esforços de todos, por caminhos mais seguros, que conduzam ao sucesso desejado, com crescimento, satisfação e bons resultados.

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