Artigo: Juventude participando da vida pública

A participação do segmento jovem da sociedade na vida pública é algo importantíssimo e histórico no Brasil. Os grêmios estudantis são um exemplo de atuação efetiva da juventude nas questões relevantes de suas comunidades. Acredito que, enquanto homem público, devemos contribuir para que os jovens possam fazer parte e debater suas próprias políticas públicas.

Exemplo disso podemos citar que os vereadores aprovaram na sessão do dia 14 de julho o projeto de lei que cria o Conselho Municipal da Juventude em Nova Odessa. A ideia foi sugerida por mim ao prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, que encaminhou o projeto à Câmara. ?? a abertura de espaço, através do órgão representativo, para incluir os jovens no debate de suas questões importantes em nível municipal.
Tenho trabalhado nesse assunto não é de hoje. Me lembro quando o Guilherme Sartori assumiu a coordenação da Juventude do Estado de São Paulo. Iniciamos essa conversa que é fundamental para os nossos jovens discutirem políticas públicas relacionadas aos assuntos que fazem parte de seu cotidiano. O Conselho Municipal será formado por 12 membros, sendo 6 pessoas do poder público e 6 da sociedade civil.
?? uma maneira de colaborar com os órgãos da administração no planejamento e implantação das políticas de juventude. Desse modo a parcela jovem pode propor ideias e estar representada de forma oficial, levando os assuntos para os seus representantes. Lembrando que o Estatuto da juventude considera jovem a faixa etária entre 15 e 29 anos.
Acredito que vamos ter um desenvolvimento bastante grande junto a esses jovens. Até porque eles querem falar, se expressar, e agora terão o instrumento para isso. Nós, que temos mandato, devemos ouvir essas pessoas para trabalhar as ideias de cada segmento. Será bom para Nova Odessa, até porque temos um prefeito jovem e que entende os anseios da juventude.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE