Artigo- Como liderar

O que torna uma pessoa um líder? O filme sul-coreano ‘Sado’, conhecido, em português, como ‘O trono’, indica dois caminhos: a educação e o decoro. Mas, quando alguém tem outros talentos, como o aprimoramento de qualidades físicas, como o arco e flecha, ou a arte, como a pintura? Isso impede que a pessoa indique caminhos aos seus seguidores mais próximos?

A obra, indicada pelo país ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro de 2018, trata dessas questões com uma direção magistral de Lee Joon-ik, apoiada em excelentes atores. Trata-se de um drama épico com ensinamentos aplicáveis ao nosso cotidiano, pois se baseia na história verídica de um rei do século XVIII que ordena a morte do próprio filho.
A história tem como protagonista justamente um monarca, filho de uma plebeia e acusado de matar o irmão para assumir o trono. Seu sucessor não demonstra gosto pelas decisões complexas do trono, preferindo a liberdade, como ele mesmo diz, de uma flecha voando pelo ar. Perante a rigidez da corte e do pai, ele progressivamente enlouquece e ameaça matá-lo.
Como rei, é imperiosa a tomada de uma decisão: castigar o sucessor como traidor, ordenando que beba veneno, ou fazê-lo morrer com honra, passando dias a fio dentro de uma caixa de arroz sem comer ou beber até definhar? A segunda opção permite que o neto do imperador, filho daquele que desonrou a família, suba ao trono no futuro.
O mais interessante é que esse jovem se revela extremamente sábio e bondoso. Desse modo, castigar o pai com aparente falta de sensibilidade e crueldade pode significar a manutenção do poder da dinastia. A trama complexa, ao ser tratada com extrema acuidade visual e interpretações marcantes, oferece uma aula de liderança. 
Oscar D’Ambrosio é jornalista pela USP, mestre em Artes Visuais pela Unesp, graduado em Letras (Português e Inglês) e doutor em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Gerente de Comunicação e Marketing da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.
 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE