Artigo: 75 anos de Batman

Amigos, tranquilos?
Este ano é comemorado 75 anos em que o famoso homem morcego apareceu pela primeira vez em uma história em quadrinhos.

Sim! Estamos falando dele. O Cavaleiro das Trevas, O enigmático, o sombrio, o terror que voa na noite (não é o Darkwing Duck). Estou falando dele. O Batman!

 O ícone da cultura pop mais reinventado de toda história não fez muita questão de comemorar e assoprar as velinhas dos seus 75 anos. Até por que, conhecendo bem nosso herói, ele não liga para essas coisas. Ele estava ocupado, como sempre, em salvar o dia que nem mais comemora seu aniversário. Apesar de que, para um idoso, até que ele tá com uma carinha de 30 e mandando muito bem.

Mas nós não nos esquecemos dele. E como todo fã de Batman esperamos sempre surpresa.

Para quem ainda não sabe. O enigmático homem da capa preta surgiu pela primeira vez no dia 30 de março de 1939 na edição 27 da Detective Comics. Criado por Bob Kane e Bill Finger, trazendo a história de um garoto que após ver seus pais assassinados por um bandido comum, usa toda sua fortuna para combater o crime. E com isso cria-se um símbolo que representaria o medo e causando pavor entre os bandidos, mas ao mesmo tempo, uma luz na escuridão para os habitantes da cidade cinza de Gotham.

Desde sua origem, Batman teve seus altos e baixos. Que vai da censura por parte da editora por ser muito violento (acredite, ele matava também) ou a crise no mercado de quadrinhos devido à publicação do livro ???A Sedução do Inocente??? do psicólogo Fredric Wertham, acusando os quadrinhos pela delinquência dos adolescentes dos Estados Unidos na época.

Com isso, o Cavaleiro das Trevas ficou menos Dark e começou a se adaptar em roteiros de ficção cientifica que não tinha nada a ver com o personagem. Já no inicio de 1960 o editor Julius Schwartz tentou devolver ao nosso herói a sua dignidade, porém sem êxito. Tudo isso devido ao sucesso da série da TV estrela por Adam West (sim, o Batman da capa azul e de silhueta nada heroico), criando uma versão cômica, com ???Soc???, ???Powww??? e frases de efeitos após cada prisão de um bandido.

Lembro-me de um episódio em que o Batman era mordido por um Tubarão e que ele tira do seu cinto de utilidades um spray anti-tubarão… Sim isso mesmo. Um spray… anti… tubarão… Macacos me mordam!

Apesar de cômico, o sucesso era grande na TV os quadrinhos tentaram imitar, fazendo que ficasse ainda pior. Mas o que chama atenção em nosso herói é que diante da crise ele sempre se supera e não se abate por qualquer situação. E foi exatamente o que aconteceu. No final dos anos 60 um time de escritores e desenhistas devolveu a identidade real do Cavaleiro das Trevas tornando-o sombrio, astuto, violento e enigmático. E deu certo.

Desde então, Batman se tornou o herói não só o que Gotham precisava, mas que todos nós desejávamos.

?? um dos super-heróis que mais se tem filmes e o ultimo foi um sucesso com a trilogia do ???Dark Knghit???. E seu sucesso não se restringe nos cinemas, foi o grande responsável por um dos melhores games de super-heróis da atualidade, com a franquia ???Arkham???.

Dai você pensa: ???Aos 75 anos já conquistou tudo que precisava conquistar.??? E ai que você se engana menino prodígio!

A Warner e a DC Comics preparam um especial em comemoração ao aniversário do Batman. Teremos em breve uma série baseada na vida do Comissário Gordon, de quando ele era um policial, chamada de ???Gotham???.  E lógico que Batman/Bruce Wayne fara uma participação mais que especial neste seriado. Já no mundo dos HQ???s teremos um novo titulo que será lançada ainda no primeiro semestre,  chamada de ???Batman Eternal???.

E tem mais.

Para este ano, teremos o lançamento da animação ???O Filho do Batman??? e ???Assault of Arkham???  este ultimo é baseado na franquia de games Arkham.

E por falar em games. Teremos o lançamento do aguardado jogo ???Batman Arkham Knight???.

Mas entre essas novidades das comemorações não esqueceu do filme Batman Vs. Superman (titulo provisório) que tem o inicio das gravações ainda este ano citando nomes de Ben Affleck e Henry Cavill e Zack Snyder.

Mesmo que o Batman não ligue para festas e presentes, desejamos a ele que continue firme e forte e que seu legado perdure por mais 75 anos.

Parabéns Morcegão!

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE