Araras nascem no Parque Ecológico

O Parque Ecológico Izidoro Bordon, em Nova Odessa, está em festa. Pela primeira vez em sua história foi registrado no local o nascimento de duas Araras-canindé. A procriação destas aves em cativeiro é considerada rara, considerando as condições de barulho e movimentação existente nos parques.
As aves nasceram no dia 14 de julho e ainda não estão em exposição, recebendo cuidados exclusivamente de seus pais. “Elas ainda não saíram do ninho e este é um processo normal. Como os pais estão cuidando, não temos porque intervir. Vamos aguardar que saiam do ninho espontaneamente”, explicou a veterinária e responsável pelo Parque Ecológico, Paula Faciulli.
Ela ressaltou que técnicos evitam entrar no recinto pois as aves ficam mais agitadas e agressivas. “Elas defendem a cria delas e evitamos entrar no espaço exatamente para não causar um estresse maior”, afirmou. As pequenas araras estão em um recinto no Parque Ecológico junto de outras 22 aves da mesma espécie.
Sobre o sexo dos filhotes, a veterinária informou que até o momento não tem como ser feita a identificação e que para isso é necessário um teste de DNA, que será realizado posteriormente.
Paula destacou que a reprodução em cativeiro só foi possível devido às condições existentes no parque como nutrição, acompanhamento técnico e médico veterinário. “Elas só se reproduziram porque se sentiram à vontade e seguras”, disse. “Os animais aqui têm boa alimentação, são saudáveis, bem cuidados. Isso comprova todo bom trabalho que a equipe tem desenvolvido”, continuou.
ESP??CIES – A Arara-canindé habita, principalmente, da América Central ao Brasil, Bolívia e Paraguai. A espécie é constantemente ameaçada de extinção, pois além de ser um animal belo, com penas em tons de azul, amarelo e preto, é dócil e possui certa capacidade de fala, o que o faz ser muito procurado para domesticação.
A reprodução das araras-canindé não é a primeira a ocorrer no Parque Ecológico Izidoro Bordon. Em seus quase 11 anos de história, o local já registrou nascimentos em cativeiro de veado-catingueiro, lobo guará, tamanduá bandeira, agapornis, cachorro do mato, macaco prego, anta e sagui.
VISITA????O – Inaugurado em dezembro de 2014, o Parque Ecológico Izidoro Bordon abriga aproximadamente 130 espécies de animais, entre eles jacaré, jabuti, tigre d’água-brasileiro, gato-do-mato, anta, tamanduá-bandeira, macaco-prego, lobo-guará, cachorro-do-mato, sagui, veados e araras, que ficam distribuídos em 13 recintos.
No primeiro semestre deste ano, o espaço recebeu a visita de 19.287 pessoas, entre moradores e estudantes de Nova Odessa e também de outras cidades da região. Na última semana, um grupo de crianças da Casa Betania da Paz, em Hortolândia, visitou o espaço como complemento a um projeto realizado em sala de aula.
Cerca de 70 crianças puderam explorar 32 mil metros quadrados de área verde e conhecer um pouco mais sobre os hábitos dos animais do parque.Aberto à visitação pública de terça-feira a domingo, das 7h às 17h, o Parque Ecológico Isidoro Bordon está localizado na Rua João Bolzan, 475, no Núcleo Habitacional Mathilde Berzin. O telefone para contato é (19) 3466-0917.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE