Ar condicionado: como evitar problemas na instalação

Devido ao aumento de demanda para instalação de ar condicionado, até mesmo para apartamento na planta, os proprietários já demonstram uma preocupação a parte com o local correto que será realizado a instalação, para evitar problemas futuros. 
Não pense que para instalar ar-condicionado é apenas chegar até o local e realizá-la de qualquer forma. Para que o equipamento funciona corretamente, sem gerar consumo extra e sem reduzir a sua vida útil, ele precisa que alguns procedimentos de instalação sejam realizados, para evitar que algo ocorra de errado na instalação e seu aparelho funcione da forma desejada. 
No mercado hoje, os modelos de ar condicionados encontrados possuem alta tecnologia, mas ainda sim encontramos consumidores insatisfeitos com o desempenho dos seus equipamentos. 
Porém, normalmente a culpa por essa frustração não está na qualidade do equipamento e sim, é fruto de uma instalação mal executada. Confira como evitar alguns dos principais problemas no momento da instalação. 
Problemas na instalação do ar condicionado 
Instalação em locais inapropriados
O local para a instalação do ar condicionado é de suma importância para o funcionamento do equipamento. O lugar desse ser construído ou adaptado especificamente para receber o aparelho.. 
Alguns fatores precisam ser levados em consideração antes de escolher o local para instalação da evaporadora (equipamento interno) e da condensadora (equipamento externo), para evitar a escolha de locais inapropriados, como: 
??? Local acessível para realização de limpeza e manutenção das peças;??? Não ocorra nenhum impedimento para a saída de ar da parte interna do aparelho;??? Local fresco e que tenham boa ventilação,??? Sem interferências elétricas.

Com a condensadora, para que o funcionamento seja correto, é necessário alguns cuidados no momento da instalação, como: 
??? Não realizar a instalação em locais fechados, é necessário que seja bem ventilado,??? Sem nenhuma obstrução à sua frente.
Com essas condições minimamente atendidas, teremos as condições básicas para que não ocorra empecilhos que ocasionam falhas no funcionamento do equipamento. 
Além disso, a qualidade do ar do cômodo em que o equipamento instalado será muito melhor. Cabe ressaltar que o local escolhido precisa suportar o peso das peças, sem que ocorra interferências nas instalações elétricas, gás ou ainda hidráulica. Utilizar a carga térmica incorretaUm erro comum no processo de instalação do ar condicionado é quando não é realizado o cálculo correto da carga térmica, que é medida em BTUs, que se faz necessária para que o ar condicionado funcione de forma adequada. 
Os equipamentos de climatização que são instalados com a potência abaixo do que a recomendação, conhecidos como equipamentos subdimensionados, não conseguem exercer sua função de forma plena. 
Alguns consumidores possuem uma visão errada sobre equipamentos subdimensionados, pois acreditam que trabalhar em uma potência abaixo pode economizar luz, pelo contrário, ele vai gastar muito mais. 
O gasto maior de energia, nos casos de subdimensionamento, ocorre pois o equipamento faz um determinado esforço para alcançar a temperatura solicitada pelo consumidor, como a potência está menor, ele demorará mais tempo para alcançar a temperatura necessária, sem contar o desgaste das peças, que podem levar à danos no equipamento.
Vazamento do gás refrigerante
O responsável pela instalação dos aparelhos deve sempre conferir se não existe nenhum tipo de vazamento do gás refrigerante. Pois, quando existe o vazamento, o ar condicionado não funciona da mesma forma, o cômodo não será refrigerado e dependendo do calor do local, ele não será eficiente para refrescar.  
O fluído que é inserido dentro do ar condicionado é o que chamamos de gás refrigerante, que auxilia o ar condicionado no processo de refrigeração e também de climatização.
?? a partir dele que acontece a refrigeração de um ambiente, pois ele é o responsável. O gás realiza a absorção do calor e o transporta por um sistema até que ele chegue na saída de ar, localizado na saída externa, a condensadora. 
Com essa falha na instalação do seu ar condicionado, ele pode até funcionar por um tempo dentro da normalidade, porém, a cada uso, você vai perceber que a performance vai piorando pouco a pouco, até que vai chegar um momento que ele deixará de climatizar como desejado. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE