Aprovado feriado da Consciência Negra em SB

Com a presença de diversos movimentos da cultura negra e representantes da Acisb e Ciesp, os vereadores de Santa Bárbara d’Oeste aprovaram, nesta terça-feira (03), o projeto de lei que institui o feriado da consciência negra no município. A proposta é de autoria do vereador Careca do Esporte (PROS). Foram dois votos contrários, Wilson da Engenharia (PSDB) e Uruguaio (SD) e duas ausências, Kadu Garçom (PR) – justificado por motivos de saúde e Bebeto do Romano (SD) – segundo a presidência não justificou a ausência. Logo após a votação, Bebeto apareceu para a sessão.
A discussão se desenvolveu na questão do impacto financeiro que o comércio barbarense teria com o feriado aprovado além da falta de posicionamento da prefeitura municipal sobre o assunto.
Giovanni Bonfim (PDT), durante a discussão, cedeu seu tempo para que algum vereador da base do prefeito Denis Andia (PV) expusesse o posicionamento da prefeitura. O presidente da casa, Juca Bortolucci (PSDB) apenas respondeu que não havia nenhum posicionamento do executivo. Além de Giovanni, Fabiano Pinguim (DEM) também questionou a falta de posicionamento da prefeitura. 
Em defesa do feriado, o vereador Pereira fez um apelo aos barbarenses. Ele pontuou a prática de compra no comércio de Americana e afirmou que isso desvaloriza o comércio de Santa Bárbara.Wilson da Engenharia (PSDB) disse não ser contra a cultura afrodescendente. “Não é um feriado que vai trazer benefícios para vocês e nem para o município”, concluiu.
Stefano Carnevalli, gerente regional da Ciesp em Santa Bárbara d’Oeste, esclareceu o posicionamento da entidade e frisou a crise atual. “Mais um feriado no município vai gerar um impacto financeiro com certeza. Não é uma questão do tema, e sim do feriado. O movimento é legítimo e importante. O único ponto é o feriado’, disse. 
Já Roberto Bonamin, presidente da Acisb, disse estar decepcionado com o posicionamento dos vereadores favoráveis.    

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE