App transforma celular em consultório de bolso

 Foto: Andrew Bastawrous)

Um pesquisador da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres está testando um novo aplicativo que transforma celulares em uma espécie de consultório oftalmológico de bolso. O aplicativo Peek (Portable Eye Examination Kit, ou kit portátil de exame de olhos, em tradução livre) já foi testado em 5 mil pessoas no Quênia.
O app usa a câmera do celular para examinar os olhos e detectar catarata. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 285 milhões de pessoas são cegas ou têm alguma deficiência visual. Mas, de acordo com a organização, o tratamento desses problemas frequentemente é simples: óculos ou cirurgia. 
Custos e curasO telefone é relativamente barato: custa cerca de 300 libras (mais de R$ 1.070), em comparação com um grande equipamento de exame oftalmológico, que pode custar até 100 mil libras (quase R$ 358 mil).
As imagens que o aplicativo capturou durante os testes no Quênia, estão sendo enviadas para o Hospital Oftalmológico de Moorfield, em Londres. Essas fotos são comparadas com as feitas em um aparelho tradicional de exames, que foi transportado para o Quênia.
O estudo ainda não está completo, mas a equipe de médicos afirma que os primeiros resultados são animadores, e mil pessoas já receberam algum tipo de tratamento até agora.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE