App dedura produtos pouco sustentáveis

O aplicativo para smartphone Buycott escaneia o código de barras de qualquer produto e em instantes um relatório das atividades do fabricante aparece na tela. A empresa recebe classificações do sistema e o usuário vai saber se ela adota práticas antiéticas ou não.

Dessa forma você evita empenhar seu suado dinheiro em empresas que não se importam com princípios sustentáveis e éticos, como privilegiar as energias limpas, evitar a mão de obra escrava, o uso de substâncias químicas nocivas ou repudiar testes com animais para desenvolver seus produtos.
O Buycott é uma ferramenta pronta e funciona bem. Mas a ajuda do próprio consumidor é imprescindível para alimentar o banco de dados com mais informações. Principalmente aqui no Brasil.
Explico: o aplicativo é colaborativo, ou seja, utiliza dados fornecidos por membros de comunidades das redes sociais. Muitas dessas comunidades mantêm fóruns de campanhas temáticas nas redes contra, principalmente, as gigantes multinacionais que não se comportam como deveriam.
Assim, há campanhas em defesa dos animais, pelos direitos humanos, pela proteção ao meio ambiente e aos recursos naturais, por alimentos naturais, entre outras. Caso alguma empresa ??? incluindo seus fornecedores ??? saia da linha nessas questões, as informações cruzadas vão incluí-la em listas. Sim, também há listas de empresas com a ficha limpa que merecem conquistar a sua simpatia.
O aplicativo disponibiliza também os contatos das empresas para que o usuário possa entrar cobrar soluções e melhores posturas. Também deixa links e farto material de pesquisa para que o consumidor se aprofunde na questão.
O Buycott foi criado por uma ex-funcionária da Microsoft e faz o maior sucesso entre os consumidores da Europa e dos Estados Unidos. Está disponível gratuitamente para sistemas operacionais Android e iOS, mas ainda somente em inglês.
No Brasil já existem algumas poucas campanhas e empresas listadas. Mas essa situação pode mudar com a nossa ajuda. ?? preciso abastecer o aplicativo com mais e mais informações sobre empresários que fabricam e comercializam produtos aqui. Essa tarefa é nossa.
O cidadão moderno precisa, cada vez mais, ter posse desses dados na palma da mão para praticar o consumo consciente e passar longe de empresas desleixadas.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE