Americana vota dia da doméstica esta 5a

Os vereadores de Americana decidem esta quinta se a cidade vai ter ou não o Dia Municipal das Trabalhadoras Domésticas. Se aprovada, a proposta do vereador Moacir Romero (PT) será comemorado, anualmente, no dia 27 de abril.
Diz o autor que, toda manhã, mais de 40 milhões de brasileiras finalizam os cuidados na própria casa para poder seguir para o trabalho. As mulheres trabalham em média 24 horas nas tarefas da casa e da família, os homens declaram gastar pouco mais que 9 horas. Dessa mulheres, 6 milhões são trabalhadoras domésticas. Trata-se de uma categoria composta por um imenso número de mulheres, grande parte delas são negras, apenas um terço delas tem carteira assinada e os rendimentos mensais recebidos não ultrapassam R$ 400.
Segue Romero, “Em 2013, o Brasil passou por uma mudança constitucional que deixou a Constituição ainda mais cidadã: uma proposição de mudança aglutinativa do parágrafo 7 da Carta equiparou os direitos das trabalhadoras domésticas à todas trabalhadoras e trabalhadores do país. Trata-se de Emenda Constitucional 77/2013, conhecida como a PEC das Domésticas. Por trás da mudança, havia décadas de organização sindical da categoria e um projeto político de país democrático e popular”.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE