Americana tem queda no índice de roubos e furtos

Estatísticas divulgadas nesta quarta-feira (27) pela Secretaria Estadual de Segurança Pública atestam que os índices de furtos e roubos em Americana tiveram uma queda considerável em fevereiro de 2019, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números avalizam as ações de prevenção a delitos que são realizadas, ininterruptamente, pela Guarda Municipal.
A queda nos índices de criminalidade já havia sido notada em fevereiro de 2018, em relação ao mesmo mês do ano anterior. Na estatística do ano passado, a queda havia sido de 20% no total de roubo e de 32% em relação a furto de veículos. Em 2019, a redução ocorreu em todos os delitos relacionados a furto e roubo: 32% no total de roubos, 8% em roubo de veículos, 22% em furtos e 32% em furto de veículos. Em números absolutos, essa diminuição representa, apenas nos dois primeiros meses deste ano, 60 ocorrências de roubo e 80 de furto a menos em comparação a 2018.
O comandante da Guarda Municipal, Marcos Guilherme, ressalta que conter a ascensão de delitos já é bastante relevante, levando-se em consideração o aumento da população e da frota de veículos. Quando os índices demonstram que esse número diminuiu, os dados são bastante significativos para a corporação. ???A análise criminal é o principal fator para a queda dos indicadores. A Guarda Municipal de Americana elabora mapas e relatórios gráficos, que orientam as operações e ações integradas. Com estes recursos, a corporação pode aprofundar as avaliações e dar respostas mais rápidas e eficazes no combate à criminalidade???, afirmou.
Além do patrulhamento ostensivo por toda a cidade, a Guarda Municipal desenvolve uma série de ações, entre elas, a operação saturação, com abordagens de pessoas em atitudes suspeitas. Entre os patrulheiros, há grupos que trabalham, especificamente, no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica e prevenção de drogas em escolas. Além disso, a Gama conta com uma sala de videomonitoramento, com câmeras instaladas em pontos estratégicos do Centro da cidade. As imagens são transmitidas em tempo real para a Central, onde profissionais as analisam e, se necessário, destacam viaturas para o local onde está sendo praticado algum delito. Além dos flagrantes, as câmeras auxiliam na identificação de criminosos que conseguiram fugir antes de serem flagrados.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE