Americana tem 1 cachorro pra cada 10 pessoas

A Secretaria de Saúde de Americana inicia em agosto a Campanha de Vacinação de Cães e Gatos Contra a Raiva. A imunização será realizada de 4 de agosto a 30 setembro, em 19 postos de vacinação, sempre aos sábados e domingos para facilitar para os donos de animais que trabalham durante a semana. Não é necessário inscrições para realizar a vacinação. Além desses 19 locais nos finais de semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também funcionará como posto, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e aos sábados e domingos, das 9 às 16 horas. A campanha será realizada com o apoio da ONG Anjos Peludos, com a participação de alunos do curso de medicina veterinária da FAM (Faculdade de Americana).
A vacina é indicada para cães e gatos acima de três meses de idade, e fêmeas que estiverem amamentando podem receber a dose normalmente. Animais doentes ou em tratamento devem aguardar a liberação do veterinário para serem vacinados. Os proprietários devem levar os cães com coleiras e guias e, no caso de raças agressivas, como pit bull, rottweiler, mastin napolitano, entre outras, o uso de focinheira é obrigatório. Os gatos precisam ser levados em caixa de transporte ou cestos, e nunca soltos na mão para evitar que o animal se estresse e fuja.
O Instituto Pasteur estima que Americana possui, aproximadamente, 21.232 cães e 2.787 gatos. A meta do município é obter uma cobertura vacinal de 80% desses animais.
A raiva é uma doença letal e incurável, ou seja, quase a totalidade das pessoas e animais acometidos pelo enfermidade morrem. A vacinação antirrábica é um meio de prevenir a doença no município que, além de proteger os animais também beneficia a população de maneira geral.
Americana não tem registrado casos de raiva canina e felina recentemente. O último caso positivo foi de um gato no ano de 1996. Houve, ainda, o caso de um cavalo em 2002 e de um morcego em 2003 e outro este ano. Por isso é muito importante que cães e gatos estejam com a vacinação em dia, que sejam imunizados todo ano, para ficarem protegidos. 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE