Americana se mobiliza para a Campanha “Janeiro Branco”

A Campanha “Janeiro Branco” para a conscientização sobre o tema “Saúde Mental” está mobilizando diversos setores na cidade. Na manhã desta terça-feira (15), das 9 às 12 horas, haverá uma ação comunitária na região central, na Praça Comendador Müller e Terminal Metropolitano, para abordar a população sobre o tema com orientações sobre prevenção de álcool e outras drogas e tabagismo, pela equipe do CAPS-AD (Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas).

Segundo o coordenador da Rede de Saúde Mental, psicólogo Tadeu Donizeti Leite, a ação vai consistir na divulgação de material informativo e aplicação de escalas (testes) sobre detecção de uso de substâncias psicoativas e tabagismo. “O objetivo é conscientizar as pessoas, passar as orientações e promover a prevenção na cidade”.

O Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi”, em Americana, está divulgando a Campanha “Janeiro Branco” junto aos funcionários, usuários do sistema de saúde e população em geral. Durante o mês de janeiro, o HM promoverá ações educativas com a divulgação de banners e material informativo, segundo o diretor superintendente do Hospital Municipal, José Carlos Marzochi.

Para o secretário de Saúde, Gleberson Miano, a instituição da Campanha “Janeiro Branco” no município vai proporcionar mais um canal de divulgação das ações em prol da saúde mental, ampliando a reflexão e o debate sobre o conceito da saúde mental e emocional junto à população. “Além de todo o trabalho feito no município, a criação do ‘Janeiro Branco’ no calendário oficial do município faz com que sejam intensificadas as ações e, principalmente, a divulgação sobre o tema para que toda a população tenha acesso às informações, promovendo a conscientização da importância  do cuidado com a mente e as emoções”, ressaltou.

A Campanha “Janeiro Branco” foi criada em 2014 por psicólogos bra­­­­­sileiros tendo em vista o aumento considerável de doenças mentais, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), para ampliar o debate e a conscientização sobre a Saúde Mental, abordagem sobre depressão, suicídio, estresse, ansiedade, transtornos de pânico, bipolaridade, entre outros. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, estima que 3% da população do Estado sofra com transtornos mentais severos e persistentes.

A campanha também tem como proposta promover o bem-estar e a qualidade de vida da população. A cor branca foi escolhida para que todos possam recomeçar a vida a partir de uma folha em branco, tendo a possibilidade de reecrever sua história em busca do equilíbrio e da felicidade.

Em Americana, a abordagem do tema “Saúde Mental”, por meio da Campanha “Janeiro Branco”, foi instituída pela Lei nº 6.201, de 6 de agosto de 2018, fazendo parte do Calendário Oficial do município, conforme projeto de autoria do vereador Pedro Peol, aprovado pela Câmara Municipal, sendo a lei sancionada e promulgada pelo prefeito Omar Najar.

De acordo com a lei, o símbolo da campanha será um laço branco. ??rgãos públicos e particulares podem participar da divulgação com a utilização de iluminação e decorações em suas sedes, logradouros públicos e monumentos na cor branca.

Durante todo o mês de janeiro poderão ser desenvolvidas ações educativas como palestras, seminários e cursos em parceria com associações sem fins lucrativos, escolas e faculdades para a realização destes atos.

A campanha tem como objetivos principais esclarecer à sociedade civil sobre a importância da saúde mental e emocional como um estado de equilíbrio sem o qual não é possível viver satisfatoriamente em sociedade; e ampliar e facilitar o acesso à realização de exames preventivos, apoio psicológico, equipes multiprofissionais para a realização de atendimentos, cursos e palestras junto à comunidade.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE