Americana recebe novos lotes da vacina pentavalente e DTP

A vigilância epidemiológica de Americana recebeu na última quarta-feira (15), novos lotes das vacinas DTP e pentavalente, que estavam em falta desde setembro do ano passado, quando o serviço regional da Secretaria Estadual da Saúde destinou apenas 72 doses; quantidade insuficiente, se comparada à demanda mensal de 400 doses, aproximadamente. De acordo com a vigilância, foram destinadas ao município 1.700 doses da pentavalente e 700 doses da DTP. Ambas as vacinas já foram distribuídas às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e os estoques voltaram à normalidade.

A vacina pentavalente confere proteção contra a Difteria, Tétano Coqueluche, Hepatite B e Haemophilus Influenza B. De acordo com o esquema recomendado pelo Ministério da Saúde, as crianças devem receber três doses, sendo a primeira aos dois meses de idade, com mais duas doses de reforço, aos quatro e aos seis meses. Já a DTP protege contra difteria, tétano e coqueluche, com esquema vacinal de duas doses, sendo uma com 15 meses de idade e a outra aos quatro anos.

A falta da vacina nos últimos meses afetou a cobertura no município, que hoje está em 50%, valor aferido em novembro do ano passado. A tendência agora é de que esse percentual comece a subir com a chegada do imunizante.

Febre Amarela
 

A vigilância epidemiológica informou que, a partir de 10 de janeiro, todas as crianças menores de cinco anos, que receberam uma dose da vacina contra a febre amarela, deverão receber outra dose de reforço.

Na dúvida do esquema vacinal, os pais devem procurar as unidades básicas de saúde, levando consigo o cartão de vacina da criança e um documento de identificação do menor, para os devidos esclarecimentos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE