Edit

Americana realiza 8ª Conferência Municipal de Saúde

Americana realizou a sua 8ª conferência de saúde no último final de semana, com palestras na sexta-feira (5/4) e atividades em grupos no sábado. O tema escolhido pelos organizadores foi “a consolidação do SUS para a manutenção do direito à saúde”. Na sexta-feira, o secretário municipal de Saúde, Gleberson Miano, abriu o evento que contou com a participação de conselheiros municipais de saúde, trabalhadores, representantes de entidades diversas, gestores e usuários do sistema público local. A conferência foi coordenada pelo atual presidente do Comsaude (Conselho Municipal de Saúde), José Sebastião de Souza Campos.

As palestras foram ministradas pelo secretário executivo do Conselho Estadual de Saúde, Belfari Garcia Guiral, cujo tema foi “As conferências de Saúde: do discurso à prática e suas temáticas” e o presidente da Associação Paulista de Saúde Pública, senhor  José Alexandre Buso Weiller, que falou sobre “Os desafios atuais da universalidade, integralidade e equidade no SUS”.
 
No sábado, o trabalho dos participantes foi realizado com base nos seguintes eixos: “O papel do Estado como disciplinador e fomentador do direito à Saúde”, “A função reguladora do Estado na estruturação do SUS”, “A resistência do SUS frente às formas restritivas do financiamento” e “Participação social, cidadania, ética, direitos e deveres, para emancipação do coletivo”.
 
Após as discussões, os participantes encaminharam e votaram as propostas que irão compor o documento final da conferência. Dentre as principais propostas extraídas dos grupos, destacam-se a ampliação da Estratégia Saúde da Família, contratação de mais profissionais para a rede básica, criação de conselhos locais de saúde, destinação de recursos de forma equitativa entre as três esferas de Governo, ampliação e flexibilização dos recursos estaduais para custeio dos atendimentos, entre outras.
 
O presidente do Comsaude explicou que foram abordadas praticamente todas as áreas dos serviços municipais de Saúde, cujos delegados puderam atuar com diferentes propostas. “Nós pegamos todos os pontos, foi debatido, colocado no papel e encaminhado como propostas para que Americana tenha o melhor no quesito de saúde para todos os cidadãos que aqui moram”, ressaltou Campos.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE