Edit

Americana possui três hortas comunitárias e 62 individuais

O prefeito Chico Sardelli recebeu na última semana o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, e a equipe da Unidade de Educação Ambiental, que apresentaram o diagnóstico detalhado sobre as hortas existentes em Americana e as políticas públicas a serem implementadas em 2022. O objetivo da pasta é promover a geração de renda entre os profissionais da área, com a promoção de um estilo de vida e alimentação saudáveis.

O levantamento considera o total de áreas ocupadas, a produção e o potencial de crescimento. “Seguindo o estabelecido pela administração do prefeito Chico Sardelli, estamos buscando a geração de emprego e renda porque o setor de hortas, em um estudo bem elaborado, demonstrou uma enorme capacidade de expansão e é em cima disso que trabalharemos em 2022”, declarou o secretário.

Sardelli comemorou os resultados do diagnóstico. “Este levantamento confirma o que temos dito: Americana tem muito potencial de crescimento e desenvolvimento econômico. Com um planejamento adequado, vamos incentivar os horticultores a produzir mais e, assim, elevar o patamar das hortas em nossa cidade”, disse o prefeito.

 

DIAGNÓSTICO

Americana possui três hortas comunitárias nos bairros Profilurb, Nossa Senhora do Carmo e Antonio Zanaga, mantidas por 68 agricultores. Também existem outras 62 hortas individuais instaladas em áreas públicas e 17 particulares. Ao todo, são 250 mil m² de área coberta por hortas. A média de produção, no entanto, é de 50%.

A legislação municipal assegura aos horticultores 100% de redução na tarifa de esgoto e 50% na de água, além de isenção de 20% ou 100% no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) em terrenos utilizados para este fim.

Para 2022, o objetivo da pasta é aumentar a metragem de áreas disponíveis para as hortas no município e a produtividade do setor, gerando empregos diretos e indiretos. “Pretendemos melhorar a qualidade de vida do americanense através do trabalho e de uma alimentação de qualidade oferecida através das horas municipais”, previu Oliveira.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE