Americana inaugura Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher

Foi inaugurado hoje o Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher em Americana.  A novidade é que além de um Centro especializado, a cidade deu início à atenção à saúde do homem, que segue a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, desenvolvido pelo Ministério da Saúde, para incentivar a população masculina a procurar a rede pública para consultas e exames preventivos.As doenças da próstata estão entre as principais causas de mortalidade do homem. Além disso, enfermidades ligadas ao alcoolismo e tabagismo são outros dois grandes vilões do público masculino, assim como acidentes e violência. Com uma equipe multidisciplinar que conta também com urologista, a Saúde do Homem fornece informações sobre as doenças que acometem a população masculina, incentivando a consulta anual ao urologista que será realizada no Centro. Além disso, instrui sobre o planejamento familiar, métodos contraceptivos, doenças sexualmente transmissíveis e cirurgia de vasectomia.A equipe também orienta sobre o uso de bebidas alcoólicas, tabagismo e drogas, saúde corporal, mental e relações familiares, sociais e do trabalho. No local, são realizados consultas e exames clínicos. Para ser atendido basta que o homem tenha encaminhamento de qualquer unidade de saúde do município ou procure espontaneamente o Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher, localizado na Rua Princesa Izabel, 140. O horário de atendimento da Saúde do Homem é das 12 às 21 horas, na segunda-feira. Agendamento de consultas de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. Por mês, cerca de 90 pacientes são atendidos pelo urologista.
Saúde da MulherO atendimento às mulheres no Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher acontece das 7 às 16 horas. Elas são atendidas também por uma equipe multidisciplinar, que conta com ginecologista, depois de serem encaminhadas pelas unidades de saúde, Ambulatório de Infectologia e Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. O serviço oferece planejamento familiar, colocação do Dispositivo Intra-Uterino (DIU), gestação de alto risco e de adolescentes e tratamento para alterações no colo do útero. Por mês, 300 pacientes passam por atendimento. No local, uma sala foi disponibilizada para o Grupo Reviver, que apoia mulheres portadoras do câncer de mama.O serviço de mastologia, oncologia e rastreamento de câncer de mama é realizado no Ambulatório de Ginecologia anexo ao Hospital Municipal.
Um toque para a VidaEm paralelo à inauguração do Centro de Centro de Atenção Especial à Saúde do Homem e da Mulher, foi lançada a campanha de combate ao câncer de próstata ???Um toque para a Vida???.Entre os dias 24 e 26 de abril, a Praça David Garcia vai receber a carreta do Hospital do Câncer de Barretos que oferecerá, mediante agendamento nas Unidades Básicas de Saúde, mais de 200 exames por dia para homens com idade entre 50 e 69 anos. Exames de toque e de sangue para a detecção do câncer de próstata e exames para o diagnóstico de câncer de pele, além de papanicolau para as mulheres, serão realizados durante os três dias da campanha. O Hospital do Câncer de Barretos oferecerá ainda pequena cirurgia para os pacientes, com lesões de pele suspeitas, que passarem por avaliação na Praça David Garcia.Durante a Um toque para a Vida, o público-alvo poderá fazer também testes de HIV, Sífilis e Hepatites B e C no CTA Itinerante, além de massagem, aferição de pressão arterial e assistir palestra sobre a prevenção do câncer de próstata. Os pacientes que tiverem com os exames alterados serão encaminhados para tratamento no Hospital do Câncer de Barretos. Os resultados dos exames serão enviados a Americana em até 45 dias.O encerramento da campanha acontece no dia 28 de abril, a partir das 10 horas, no Centro Cívico, com um jogo de futebol simbólico.
Vale-camisetaNa Praça David Garcia haverá um posto de troca de alimento não perecível pelo vale-camiseta da campanha. A camiseta será entregue no dia do encerramento da campanha no Centro Cívico. Todos os alimentos arrecadados serão entregues ao Fundo Municipal de Solidariedade.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE