Americana ganha novo telescópio

A partir da próxima sexta-feira (4), às 19h, os visitantes do OMA (Observatório Municipal de Americana) poderão utilizar o novo telescópio refletor da unidade. O aparelho, um CGXL 355mm, 14 polegadas, foi adquirido por doação da Santo André Empreendimentos, que também auxiliou no custeio da reforma do observatório.
O astrônomo do Oma, Carlos Henrique Amaral de Andrade, explicou que o equipamento permite a observação noturna de planetas e estrelas e ficará disponível no observatório. O secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani, destacou que esta é a primeira vez em 32 anos que o observatório tem um equipamento deste tipo próprio. ???Sempre foi utilizado emprestado por profissionais que ensinavam no observatório ou que tinham o interesse de contribuir. Graças à doação, teremos o primeiro deste tipo???, explicou o secretário.  A compra de um telescópio solar também está dentro dos planos do observatório para os próximos meses.
Na sexta-feira, além do novo telescópio, o Oma disponibilizará outros equipamentos para a observação à noite. Para o segundo semestre está prevista uma programação de visitações escolares ao observatório, que fica dentro do Parque Ecológico de Americana, na Rua Itacolomi, 1113, no Jardim Ipiranga.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE