Americana faz campanha contra tuberculose

A Prefeitura de Americana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza entre os dias 02 e 15 de março a Campanha de Busca de Sintomático Respiratório, que marca a passagem do Dia Mundial na Luta Contra Tuberculose, celebrado em 24 de março. A ação visa orientar a população e detectar novos casos de tuberculose no município.

A campanha será realizada nas 22 unidades básicas de saúde (UBS); Pronto Atendimento Parque Gramado (PA); Serviço de Atendimento Especializado (SAE); Centro de Atenção Psicossocial “Arte e Vida” (CAPS); Centro de Atenção Psicossocial Infantil  “Larissa de Almeida” (CAPSI); Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD), Unidade de Atendimento Domiciliar (UAD), Centro de Detenção Provisório (CDP),  hospital psiquiátrico, instituições de longa permanência para idosos e  casas de recuperação para dependentes químicos.
Pessoas que apresentarem tosse há mais de 3 semanas devem procurar uma das unidades de saúde para avaliação. O atendimento é gratuito e estará disponível de segunda a sexta feira, das 7h30 ás 16h30.
A secretária de Saúde, drª Mirella Povinelli, explica que a campanha visa identificar pessoas que apresentam os sinais da doença e, assim, diagnosticar novos casos em fase inicial. “Durante o período de campanha, as pessoas que procurarem as unidades de saúde serão orientadas a fazer a coleta de escarro. Todas as UBS da cidade estão preparadas para fazer o exame de diagnóstico e dar orientações sobre a doença”, afirmou.
O exame de baciloscopia (escarro) é simples e necessário para o diagnóstico de tuberculose. Os casos positivos serão encaminhados para acompanhamento e tratamento no Ambulatório Municipal de Controle da Tuberculose, que mantém um trabalho permanente.
“O tratamento é gratuito com acompanhamento mensal com médico especialista, e a medicação está disponível na rede pública (antibióticos). Ele interrompe a transmissão para outras pessoas e garante a cura da doença, na maioria dos casos, no prazo de seis meses, se seguido corretamente”, completou doutora Mirella.
Treinamento ??? Para que a campanha atinja os objetivos e seja bem-sucedida, a Secretaria de Saúde promoveu um treinamento a todos os profissionais de enfermagem da rede pública municipal, nos dias 25 e 26 de fevereiro.
Hoje (07), foram capacitados técnicos e responsáveis por instituições que cuidam de idosos e de dependentes químicos, que apresentam grande suscetibilidade à doença. O principal intuito é envolver essas pessoas na campanha contribuindo, assim, para maior controle da doença.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE