Americana começa a debater sexualidade infantil

A pedagoga da Secretaria de Educação de Americana, Silvana de Paula, começou a ministrar nesta sexta-feira (6/4) a oficina “Sexualidade Infantil” para professoras da educação infantil da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo da oficina é possibilitar que o educador trabalhe a sexualidade infantil, favorecendo o desenvolvimento e a aprendizagem. “A metodologia envolverá um processo participativo e interativo entre os educadores, que acontecerá através de atividades e dinâmicas lúdicas. Nesse espaço, os educadores terão contato com as teorias acerca do desenvolvimento da sexualidade infantil e serão incentivados a debater questões, esclarecer dúvidas e trocar experiências e vivências obtidas em sala de aula”, afirmou Silvana.      Para Silvana, a escola deve pensar que o espaço da sala de aula é essencialmente um espaço de integração, para que os alunos possam construir de forma sistemática valores e conhecimentos significativos para a sua vida pessoal e para a vida em sociedade. “A sexualidade é parte da vida das pessoas, e é por essa razão que a escola e a família devem ajudar a construir nos pequenos uma visão sem tabus, nem preconceitos. Isto pode ser feito através de jogos, brincadeiras, livros, filmes, etc”, justificou.
Segundo a pedagoga, o trabalho com o tema deve compreender também uma complementação à educação dada pela família. “A sexualidade engloba não só o aspecto físico, como os aspectos psicológicos e sociais. Precisamos encontrar formas de superar as violências e preconceitos relativos a essa dimensão humana”, concluiu Silvana.
O debate do tema sexualidade é inserido na escola inicialmente pelas diretrizes curriculares dos Parâmetros Curriculares Nacionais. A oficina vai acontecer em quatro encontros na sala de formação da Secretaria de Educação até o dia 27 de abril, de 8h às 11h.

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE