Americana Amostra começa nesta quinta

Cinco grupos de Americana e outras quatro companhias de Campinas, Indaiatuba, Amparo e Limeira estarão na sétima edição do Americana Amostra ??? 2016, tornando o evento cada vez mais regional. Por conta de o carnaval ser no início de fevereiro, o evento deste ano acontece mais tarde, no período de 18 de fevereiro a 6 de março, de sexta a domingo, sempre às 20 horas. A abertura oficial acontece na quinta feira, 18. Todas as atividades serão realizadas no Fábrica das Artes ??? Rua Cícero Jones 146, em Americana e o ingresso é o Ticket Cultura – Você paga no final o quanto acha que vale. Se não puder ou não quiser pagar, não paga nada.
A MostraO Americana Mostra surgiu em 2010 por iniciativa da Associação Fábrica das Artes, visando o fortalecimento do movimento teatral de Americana, a integração de diferentes artes, a troca de experiências e a formação de público.
Desde a primeira edição foram realizadas 111 apresentações entre Teatro, Dança, Música, Artes Visuais, Literatura e Cinema, além de palestras exposições e seminários. Mais de Oito mil expectadores já passaram pela mostra e foram arrecadados quase 23 mil reais, de forma espontânea (Ticket Cultura). A maior média de público e renda foi verificada na edição do ano passado, com 94 pessoas por apresentação e arrecadação média de 319 reais. Vale lembrar que o Fábrica comporta 110 pessoas.  Para ver o que rolou nos anos anteriores clique nos números correspondentes aos anos.2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015
Em apenas três edições (2011, 2012 e 2013) o evento contou com apoio de empresas ou do poder público. Nas demais edições, inclusive 2016, o evento tem sido realizado sem nenhum aporte financeiro.
Volta às origensA primeira edição do Americana Mostra, em 2010 tinha na programação 13 espetáculos de Teatro e um de Teatro Dança. Nos anos que se seguiram outras artes foram incorporadas ao evento. ???2016 estamos fazendo uma edição retro, privilegiando o Teatro e o Teatro Dança???, revela Carlos Justi, um dos organizadores da Mostra. ???A diferença é que neste ano teremos também um espetáculo Circense para completar a programação???, concluiu Justi,
Ticket CulturaO Ticket Cultura foi uma ideia adotada em 2011 e ganhou a simpatia do público. Com ele o público tem entrada gratuita em todas as atrações da Mostra e ao final do espetáculo pode decidir se paga ou não. Caso opte pelo pagamento, decide o valor que deseja contribuir. Vale lembrar que o valor arrecadado e dividido entre o Fábrica e os artistas participantes da Mostra.
Programação
18 de Fevereiro – Quinta
20h ??? Abertura OficialMúsica/Vídeo e apresentação performática do Grupo TrezColetivoBruno Cardoso, Desirée Veiga e Wagner Wakka
Um realejo guia os espectadores numa breve jornada poética, seguido de perto por uma musicista e um artista circense, provocando reflexões sobre o limiar entre o afeto e o desejo.
19 de Fevereiro – Sexta
20h – Teatro Circense/Comédia ??? JER??NIMO SHOWCia Circo Caramba – Campinas SPTexto: Thiago SalesDireção: Thiago Sales
O palhaço Jerônimo preparou um espetáculo para demonstrar todo seu talento como músico e artista circense, além de toda a sua habilidade, graça, destreza, audácia, beleza e elegância… Bem, talvez ele nem tenha tantas qualidades assim, mas esta excêntrica figura acredita que é um ???showman???, então o melhor é embarcar com ele nesta divertida aventura. (Duração 50 minutos / Livre).
20 de Fevereiro – Sábado
20h – Teatro Adulto/Comédia – O AUTO DA COMPADECIDACia. Arteatrando ??? Amparo SPTexto: Ariano SuassunaDireção e Adaptação: Alexandre Cruz
A comédia do paraibano Ariano Suassuna, defensor incansável da cultura brasileira conta as confusões criadas pela dupla João Grilo e Chicó. O espetáculo é sucesso no teatro brasileiro desde 1956, ano de sua primeira montagem, e já ganhou três versões para o cinema e até minissérie de TV (Duração 60 minutos / Livre).
21 de Fevereiro – Domingo
20h – Teatro Contemporâneo/Drama – ENTREATOSGrupo de Teatro Estrada ??? Indaiatuba SPTexto: Carlos H. Godoy; Gabriela Alckmin; Camila Rafael; João de Freitas; Paloma DouradoDireção: Paloma Dourado
Um mosaico de estados e silêncios encontrados na vida humana. Muitos questionamentos que fazemos em nossa própria vida corrida, a vida e a morte, o medo e a coragem, o sonho e o real, o jovem e o velho, o homem e o mundo. ENTREATOS são nossos impulsos mais intensos e são nos silêncios e nas pausas que se esconde a nossa grande verdade. (Duração 80 minutos / 12 Anos).
26 de Fevereiro ??? Sexta
20h ??? Teatro-Dança/Livre ??? NALGUM LUGAR…Grupo Macamã ??? Americana SPTexto Baseado no Poema Homônimo de: e.e.cummings.Concepção/Direção: Patrícia Claro
A partir das improvisações corporais os dois intérpretes-criadores responderam diferentes questionamentos sobre a relação de um casal trazendo as repetições de gestos interpondo onírico e realidade, efêmero e eterno. Uma gramática de movimentos é construída na cena fazendo com que o corpo torne-se texto. (50 minutos / Livre)
27 de fevereiro – Sábado
20h – Teatro Adulto/Drama – ÍCAROGrupo Manada ??? Americana SPTexto: Luiz Alberto de AbreuDireção: Júlia Pacheco
Em uma pequena escola da periferia, existem alguns jovens que aprenderam a voar com asas de cera. O perigo do sol permeia suas vidas e suas escolhas. Ícaro foi um sonhador, estes jovens também são. No mundo real, Zilah, Leona e Joel, tentam não cair de seus voos que estão por demais perto do sol. (Duração 75 minutos / 12 Anos).
28 de Fevereiro ??? Domingo
20h ??? Teatro Adulto/Livre ??? ???N???Cia Arte Móvel ??? Americana SPTexto: Cia Arte MóvelDireção: Otavio Delaneza
Três pessoas. Três seres humanos em fuga. Três corações solitários. Caminham a fim de afastar-se do estado de guerra no qual o mundo se encontra. Levam consigo o que o corpo é capaz de carregar. Desejam humanidade. Buscam alma. Mas algo inesperado pode mudar o rumo deste trajeto. (Duração 60 minutos/Livre)
04 de Março – Sexta
20h – Teatro Adulto/Drama – DIÁRIOS E ANOTA????ES PARA UM CRIMECia. Teatral Farrapos Delirantes ??? Americana SPTexto: João NalãoDireção: Patricia ClaroAssist. Direção: Everton GattiOrientação Dramatúrgica: Juliana Calligaris
Willian, jovem atormentado, fruto de uma família de mãe ausente e pai molestador.Willian tenta dominar a vida e a morte, para se fazer carne, se fazer humano, mais humano que a humanidade de suas vítimas, para tentar escapar delas, a despeito de tudo isso, de ser imagem e semelhança do Criador. (Duração 60 minutos / 14 anos)
05 de Março – Sábado
20h – Teatro Adulto/Drama – QUERIDA C??LIEGrupo Espaço Núcleo ??? Limeira SPDireção: Jonatas NoguelAutores: Livremente Inspirado na obra de Alice Walker – A Cor Purpura
A peça conta a história de uma jovem menina de 14 anos, chamada Célie, que após ser violentada pelo seu pai se vê mãe de duas crianças. Célie vive uma vida triste e solitária, e compartilha isso em cartas, Célie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece. (Duração 80 minutos / 16 Anos).
06 de Março – Domingo
20h – Teatro Infanto Juvenil/Comédia – PRESEPADAGrupo Teatral Ta´lento ??? Americana SPTexto: Marcelo Porqueres e Teófanes SilveiraDireção: Teófanes SilveiraAssist. Direção: Marcelo Porqueres
Três personagens e seus encontros e desencontros. Os Irmãos Zé e Chico Goiaba que só pensam em comer e se dar bem e Zé malandro, um verdadeiro anti-herói que usa de sua esperteza para enfrentar os personagens mais temidos pela humanidade para, no final, sempre se dar bem…ou quase, causando a maior Presepada.(Duração 70 minutos / Livre).
FÁBRICA DAS ARTESRua Cícero Jones 146 ??? Americana SPwww.fabricadasartes.art.br19 ??? 98838-1990

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE