AM tem reunião para discutir valores de quiosques em praças

A Câmara Municipal de Americana realizou na segunda-feira audiência pública para a discussão dos valores pagos à prefeitura por quiosques em praças públicas. A realização da audiência foi solicitada através de requerimento de autoria do vereador Thiago Martins (PV).

Participaram os vereadores Odir Demarchi (PR), Rafael Macris (PSDB), Thiago Martins e Welington Rezende (PRP), os secretários municipais da Fazenda, Ricardo Lopes Fernandes, e de Planejamento, Cláudio Amarante, e o subsecretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Guimarães, além da assessoria técnica da Câmara, administradores de quiosques e pessoas interessadas no tema.
O vereador Thiago Martins deu início aos trabalhos relatando a reclamação de vários comerciantes sobre o aumento do valor pago pelo uso de espaço público em permissão para o funcionamento de quiosques. ???A ideia da audiência pública é trazer explicações e tirar as dúvidas sobre o aumento e o cálculo sobre as metragens, além de informar sobre a regularização dos quiosques???, afirmou.
????? importante que as reivindicações da população sejam feitas dessa forma, em audiência pública, porque chamamos os problemas para a Câmara e juntos podemos discutir com a população. Segundo fui informado, temos um número grande de espaços públicos ocupados e precisamos regularizar de forma correta, para que todos sejam beneficiados igualmente???, expôs o vereador Welington Rezende.
Segundo Rafael Macris, a prefeitura tem seguido um padrão de cobrança para todos os quiosques. ???Acredito que isso seja o mais importante, porque não conseguimos mensurar o lucro de cada um para cobrar em cima disso, então a maneira mais correta e mais justa foi a questão da metragem, sem prejudicar ninguém???, falou.
Durante o uso da palavra, o subsecretário de Desenvolvimento Econômico Thiago Guimarães explicou as diferenças na solicitação de usos dos quiosques e cobrança. ???Quando possui construção, a solicitação do espaço público tem que ser feitas através de licitação. Quando ainda está por construir, é feito através de requerimento protocolado na prefeitura???, explicou.
???Em relação ao preço, será estabelecido pela Comissão de Avaliação de Imóveis e Preço Público mediante a somatória do valor atribuído à área superficial do terreno e o valor da construção por meio de uma equação???, acrescentou.
De acordo com o secretário de Fazenda Ricardo Lopes Fernandes, essa forma de cálculo busca igualar as oportunidades de acesso a todos os comerciantes. ???A lei mostra que a prefeitura procura incentivar pequenos empreendedores da cidade que não têm outro tipo de trabalho???, discursou.
A população também utilizou a palavra para se manifestar e tirar dúvidas sobre questões como o direito dos artesãos de pagar 50% a menos que os demais comerciantes, qual a previsão para aplicação dos valores, e como serão aplicados, e ainda sobre transferências de quiosques para outras pessoas. ???Se não posso mais atuar, é possível transferir o estabelecimento para outras pessoas? E como ficará a fiscalização em torno dos ambulantes que não pagam taxas como a gente????, questionou a comerciante Dalva de Oliveira.
Segundo Thiago Guimarães, a transferência e a locação dos espaços públicos são proibidas por lei. ???A respeito da fiscalização, já foi solicitado ao departamento responsável para que isso ocorra em toda a cidade. Atualmente, estão sendo verificados os quiosques existentes para que possam apresentar a documentação e confirmar se estão adequados ou não aos decretos???, esclareceu.
Outro questionamento de diversos comerciantes foi sobre os investimentos que fizeram nos espaços e se, caso devolverem os quiosques, esse valor será perdido. Após explicações do subsecretário, o vereador Odir Demarchi explicou o processo. ???Pelo que entendi, se a pessoa teve um gasto comprovado de R$ 10 mil e não puder mais ficar com o quiosque, tem que levar essa soma ao secretário e, quando for licitar um novo permissionário, esse valor será ressarcido???, finalizou.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE