AM é selecionada para pesquisa de educação

A Rede Municipal de Ensino de Americana foi selecionada, junto com outros 7 municípios, entre 900 cidades do Brasil para fazer parte de uma pesquisa da empresa Plano CDE sobre a relação escola/família encomendada pelo Itaú Social. Técnicos estiveram na cidade esta semana conversando com gestores da educação, professores, alunos e famílias.

Há alguns meses, a Secretaria de Educação de Americana respondeu a uma pesquisa do Datafolha, encomendada pelo Itaú Social, sobre como são as políticas públicas que o município realiza em relação a escola e família. A Plano CDE (CDE significa que a empresa faz pesquisas sociais nas classes C, D e E) analisou os dados dessa pesquisa, que contou com participação de mais de 900 redes públicas de ensino, e após um primeiro filtro das redes com iniciativas mais interessantes fizeram uma série de entrevistas telefônicas para entender mais a fundo o funcionamento as melhores iniciativas.

Das 900 foram selecionadas 20 e depois, oito cidades.  “Americana ficou entre as oito cidades a partir de dados do IDEB, entre outros. Para nós é um orgulho ter sido escolhida, pois o nosso objetivo é sempre tentar melhorar a qualidade de educação de nossa cidade”, disse a secretária de Educação, Juçara Noveli.

Como Americana foi selecionada, a Plano CDE, em nome do Itaú Social, convidou a Secretaria de Educação a participar do estudo “Políticas de aproximação escola-família: casos de sucesso”. A pesquisa consistiu em uma visita da equipe de pesquisadores da Plano CDE à Secretaria e a algumas escolas da rede. A equipe, formada por dois técnicos especializados em pesquisas educacionais, visitou os Cieps da Praia Azul e Cidade Jardim e Emefs Jonas Correa de Arruda Filho e Paulo Freire.

A pesquisa, que pretende mapear a relação família/escola, teve como foco alunos do Ensino Fundamental 2, do sexto ao nono ano. Os técnicos que estiveram em Americana aproveitaram para realizar trocas de experiências, conhecer práticas diferenciadas e levantaram a possibilidade de dar visibilidade a casos interessantes em forma de publicação de artigos ou pesquisas.

A partir do estudo de campo a equipe fará um relatório para a Itaú Social, que terá uma análise qualitativa do funcionamento de políticas de aproximação entre escola e famílias promovidas por redes municipais/estaduais de ensino. A análise ajudará o Itaú Social a aperfeiçoar suas próprias iniciativas de promoção da relação escola-família na rede pública.

A Plano CDE é uma empresa de pesquisa e consultoria voltada exclusivamente ao entendimento das demandas dos públicos de classes mais vulneráveis para dar apoio a empresas, instituições do terceiro setor e governos na melhoria dos serviços prestados a essa população. A equipe é formada por economistas, cientistas sociais e antropólogos com larga experiência em pesquisas com temas sociais (incluindo educação pública). Além do Itaú Social, a Plano CDE faz pesquisas para instituições importantes como Fundação Lemann, Todos Pela Educação, Fundação Roberto Marinho, Instituto Península, entre outros.

 

Gostou? Compartilhe!

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no linkedin
LinkedIn

Siga-nos

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE